Abertas inscrições para Seleção de Vinhos Farroupilha que vai acontecer em outubro

O concurso Seleção de Vinhos Farroupilha, que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município, está com inscrições abertas para a edição 2020. Até o dia 18 de setembro, as vinícolas interessadas podem solicitar o regulamento e agendar a inscrição e coleta de amostras junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural, pelo e-mail [email protected] e telefone (54) 3261-6931, ou com a Associação de Vinícolas (Afavin) pelo e-mail [email protected].

Em decorrência da pandemia, a organização do evento retardou o cronograma em cerca de dois meses, suprimiu o tradicional evento de lançamento, que reunia cerca de cem pessoas, no Salão Nobre da Prefeitura, e realizará as demais etapas do concurso com as adaptações necessárias para respeitar as recomendações de distanciamento social. A análise sensorial está sendo programada para os dias 20, 21 e 22 de outubro, em local mais amplo, o Salão da Comunidade de Santos Anjos, que permitirá dispor as mesas de degustação com maior espaçamento entre elas. O evento de premiação está previsto para o sábado, 5 de dezembro, em formato e local ainda a serem definidos, de acordo com o que será permitido no período.

A decisão pela realização do concurso tem dois motivos principais, trata-se do ano em que o certame completa quinze edições com o adicional de uma safra que está sendo considerada histórica por sua qualidade. O conselheiro da Associação de Vinícolas de Farroupilha (Afavin), João Carlos Taffarel, explica por que está se falando na safra de 2020 como tão diferenciada.

“Depois de uma sequência de anos com o fenômeno el niño presente em nossa região, tivemos o fenômeno inverso, la niña, com chuvas bem abaixo da média tanto no período de formação dos frutos, como no período de amadurecimento e colheita, impactando nos açúcares e qualidade. As uvas, sobretudo as mais tardias, incluindo a nossa moscato, foram beneficiadas. Por essas condições climáticas, foi realmente uma safra diferenciada, tanto que está se falando em safra das safras. Com certeza uma safra que poderá ser memorizada pelo público por muito tempo em vinhos e espumantes de qualidade acentuada”, considera Taffarel.

A promoção da 15ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Fonte: Marciele Scarton/ Imediata Comunicação
Foto: Gleici Trois