AMESNE orienta municípios a recepcionarem decreto publicado pelo Estado

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) publicou na noite deste domingo, 16, uma nota oficial orientando que as cidades acolham o novo decreto estadual em sua integralidade. O novo modelo de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul, chamado de Sistema 3As, permite que o estado emita comunicados (Aviso, Alerta e Ação) a qualquer momento.

A nota informa ainda que, ao longo da semana, todas as regras serão analisadas e discutidas junto aos municípios e, caso necessário, serão feitas alterações nos protocolos de saúde. Conforme informações desta segunda-feira, 17, o grupo de trabalho da Saúde recomendou ao Gabinete de Crise que sete regiões recebam “aviso”, incluindo a macrorregião de Caxias do Sul, e cinco recebam “alerta” de que o quadro exige atenção. Se as indicações dos técnicos forem aceitas, a Secretaria de Apoio aos Municípios comunicará as cidades que integram cada uma das regiões sob risco.

DECRETO EM FARROUPILHA

Município de Farroupilha publicou no domingo, 16, o decreto municipal que oficializa a recepção do novo decreto do Governo do Estado publicado no dia 15 de maio. De acordo com a Prefeitura Municipal, inicialmente, serão seguidas as regras gerais estipuladas pelo Estado. Ao longo da semana, haverá diálogo com os demais municípios da Amesne para sugerir possíveis alterações nos protocolos gerais. Todas as mudanças nos protocolos devem ser feitas em nível regional e ter a aprovação de dois terços das prefeituras.

Foto: Mirna Messinger