Aqui é Meu Lar neste sábado entrevista a família Girelli na Comunidade de São José
A Rádio Miriam Caravaggio veicula neste sábado, 31, a quinta entrevista do projeto “Aqui é Meu Lar”. Este ano o foco é a história das famílias do interior, os costumes, a tradição e o envolvimento na construção das comunidades. O projeto vai até o dia 26 de dezembro, todos os sábados pela manhã, às 10h.
A família entrevistada reside no 2º Distrito de Farroupilha, comunidade de São José, na Linha República. A reportagem conversou com Juliano César Girelli, Nilce Carelli Girelli, Elizandra Ortolan Girelli, Stefane Girelli e Vitório Girelli. Juliano com 39 anos é o responsável pelo negócio da família na produção de seis hectares de uva e um de pêssego, em uma área total de 11 hectares da propriedade da família. Filho de Vitório e Nilce, ele tem dois filhos e decidiu ficar na agricultura desde que encerrou a quinta série. Seus outros três irmãos não seguiram a atividade agrícola. Juliano permaneceu a pedido do pai, mas não consegue imaginar outra vida que não seja trabalhar na agricultura. Quanto aos filhos, faz questão de não interferir nas decisões, mas promete apoiar qual seja a escolha.
Nilce Girelli nasceu na Linha 47 e conheceu seu esposo, Vitório Girelli em um baile em Pinto Bandeira. O casal tem três filhas mulher e um homem, Juliano, que é quem administra a propriedade. Das três filhas, uma reside na cidade de Farroupilha, outra na comunidade de São Luiz e a terceira ajuda na produção. Ela conta que sua atividade diária é ajudar nas parreiras, plantação de pêssego e nos afazeres domésticos. Apesar de trabalhoso ela sente-se bem naquilo que faz, porém lamenta que por vezes as intempéries acabam prejudicando a produção, mas comemora a chegada da tecnologia na agricultura que atualmente proporciona mais facilidade no trabalho diário.
Elizandra é natural do município de Descanso no Oeste catarinense e chegou na localidade de São José, por volta de 25 anos, quando migrou com a família para trabalhar em Farroupilha. Por residir próximo a propriedade de Juliano, acabaram se conhecendo e tão logo iniciou o namoro, que resultou no casamento dois dois e hoje com um casal de filhos, ela ajuda na plantação. Elizandra disse que ama o que faz e agradece a Deus pelo destino a ela reservado, pois quando criança jamais imaginou que teria essa vida. Ela ressalta que a atividade da mulher na agricultura embora, atualmente seja mais leve, algumas situações ainda não mudaram, ou seja, cuidar da casa, dos filhos e ajudar na plantação.
A família Girelli mostra que é trabalhando junto, com um mesmo objetivo, é possível prosperar e adquirir uma boa qualidade de vida, porém, com trabalho, união e dignidade. Juliano, juntamente com a esposa Elizandra, o casal de filhos e os pais Vitório e Nilce, produzem uva das espécimes Taná, Cabernet, Moscato da Embrapa, Cora, Lorena, Magna e Violeta. A produção de uva rende em média anualmente entre 150 a 200 toneladas, que é entregue para a Cooperativa Nova Aliança. Juliano conta que com a aquisição de maquinário, o trabalho se torna mais leve, por isso cultiva um hectare de pêssego enquanto tem a folga do trabalho na parreira. A sua reclamação é quanto ao custo da produção, que segundo ele, é muito elevado e exige dos produtores muita estratégia para conseguir ter lucro. Para ele falta mais apoio dos governos aos agricultores.
Assim, a família segue trabalhando e participando da vida da comunidade, como membros da diretoria da capela. Juliano é também presidente do Círculo de Pais e Mestre da Escola Eugênio Ziero e faz parte da Associação Comunitária da Capela São José, que reivindica a ampliação do asfalto na região. Vitória Girelli nasceu na propriedade há 66 anos, hoje, ajuda a família, mas com menos responsabilidade já que a idade limita a atividade diária. Ele disse que gosta muito da vida na agricultura onde encontra paz e alegria de viver.
Confira as fotos da propriedade da família Girelli, na Capela São José:
Elizandra Ortolan Girelli faz o convite para acompanhar o programa deste sábado:
Ouça o programa completo:
Patrocinadores:
= LNF LATINO AMERICANA – Atua nas indústrias de álcool de combustível e potável, açúcar, cerveja, sucos e nutrição através da Kera. Telefone (54) 2521-3124
= Livraria e Papelaria Paraná – Livraria e Papelaria Paraná – Livros, brinquedos, materiais de estritório e tudo em material escolar – Rua Júlio de Castilhos, 734, Farroupilha. Telefone 3261-3667.
= COOPERVIL – Completa linha de insumos e defensivos agrícolas para a agricultura com orientação técnica – Rua Egídio Zamboni, 277. Telefone 3268-9373.
Fotos e vídeo: Gleici Trois