Aqui é Meu Lar neste sábado entrevista a família Girelli na localidade de Vila Jansen

A Rádio Miriam Caravaggio veicula neste sábado, 10, a segunda entrevista do projeto “Aqui é Meu Lar”. Este ano o foco é a história das famílias do interior, os costumes, a tradição e o envolvimento na construção das comunidades. O projeto vai até o dia 26 de dezembro, todos os sábados pela manhã, às 10h, porém em função do debate com os candidatos a vice à prefeitura de Farroupilha, neste sábado será veiculado às 11h.

A família entrevistada reside na Vila Jansen, no 2º Distrito de Farroupilha. Oswaldo Girelli e a esposa Naílde Bono Girelli, estão aposentados, e arrendaram o cultivo de uva e pêssego para o único filho homem. O casal tem mais mais três filhas. Oswaldo sempre viveu na agricultura, mas por 22 anos foi funcionário público atuando nas campanhas de vacinação do rebanho bovino. Apesar de seu trabalho no serviço público, nunca deixou a produção de uva e leiteira. Ele é natural da Linha Treviso em Nova Roma do Sul e chegou na Vila Jansen em 1967, dois anos depois de casado. Hoje, junto com o neto Tiago ele ajuda na produção, mas com menos intensidade, devido a idade e por entender que não há mais necessidade como em outros tempos. Passa seu tempo também junto a uma Câmara Fria na qual tem mais quatro sócios.

Oswaldo sempre morou na mesma casa que reside hoje, desde 1967 quando chegou na Vila Jansen. Ele conta que deixou sua cidade natal porque na época era uma região muito distante e dificultava a comercialização da uva, quando vendia era só uma parte, a outra se perdia por falta de mercado. Naílde nasceu na Jansen e conheceu Oswaldo em um casamento do irmão, mas o casal preferiu não estender o namoro e seis meses depois realizaram o casamento, que já dura 55 anos.  Na época sua família cultivava parreira, trigo e milho, além de outras cultivares para o sustento da família de 12 irmãos. Ela conta que o trabalho naquela época era totalmente braçal e dificultava muito a vida dos agricultores.

O neto Tiago apesar de cursar Geologia na Universidade do Vale dos Sino (Unisinos) conta que sempre esteve perto dos avós, ajudando na agricultura. Ele disse que praticamente foi criado pelos  avós, com quem passou parte de sua infância, enquanto a mãe trabalhava como professora. Ele comemora a época atual, que contrário do tempo dos avós, é mais fácil trabalhar na agricultura devido a tecnologia e equipamentos, precários em outros tempos. Sua principal atividade hoje é ajudar a mãe em um mercado que a família abriu na Vila Jansen, mas não abre mão de trabalhar também na produção de pêssego e uva.

Confira as fotos da propriedade da família Girelli, na Vila Jansen:

 

Tiago Girelli faz o convite para acompanhar o programa deste sábado:

Patrocinadores:

= LNF LATINO AMERICANA – Atua nas indústrias de álcool de combustível e potável, açúcar, cerveja, sucos e nutrição através da Kera. Telefone (54) 2521-3124

= Livraria e Papelaria Paraná –  Livraria e Papelaria Paraná – Livros, brinquedos, materiais de estritório e tudo em material escolar – Rua Júlio de Castilhos, 734, Farroupilha. Telefone 3261-3667.

= COOPERVIL – Completa linha de insumos e defensivos agrícolas para a agricultura com orientação técnica – Rua Egídio Zamboni, 277. Telefone 3268-9373.

Fotos e vídeo: Gleici Trois