Banrisul suspende fechamento de posto em Forqueta e promete reavaliar decisão

O fechamento do posto do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), em Forqueta está suspenso. A informação partiu do próprio banco através de nota emitida nesta quinta-feira, 26, depois de forte mobilização da comunidade contra o encerramento das atividades no bairro. A direção do Banrisul informou, através da nota, que a área técnica irá realizar novos estudos para reavaliar a situação, no entanto, o banco não estipulou datas para a conclusão do processo.

Na última segunda-feira, 23, os moradores e clientes foram surpreendidos com um cartaz colado na parede da agência, informando que o posto de atendimento encerraria suas atividades neste dia 30 de novembro. A notícia provocou revolta dos moradores que promoveram panelaço e abaixo-assinado, pedindo auxílio de deputados da região e a interferência junto ao governo do estado para remover a decisão do banco. A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou uma nota de repúdio e encaminhou  ao prefeito Flavio Cassina e ao governador Eduardo Leite.

Um dos líderes da comunidade e responsável pela mobilização Dagoberto André dos Santos Júnior, disse que o fechamento da agência causa transtornos enormes para os moradores. Forqueta não possui outros serviços bancários e os clientes teriam que se deslocar até o Shopping Iguatemi, onde está localizada a agência mais perto, mas em uma distância de pelo menos 9km, até o centro aumenta para 12km. Ele ressalta que existe um grande número de  usuários que são idosos e teriam dificuldades para se deslocarem até outra agência. Dagoberto revela que informações extraoficiais dão conta de que se trata de um adiamento do fechamento, pois a decisão definitiva poderá acontecer em fevereiro. Por isso, ele entende que a comunidade precisa manter-se mobilizada para evitar que isso ocorra.

NOTA EMITIDA PELO BANCO

O Banrisul informa à comunidade do Bairro Forqueta de Caxias do Sul que o fechamento do posto de atendimento está suspenso. O posto continuará funcionando, enquanto a área técnica do Banrisul irá realizar novos estudos para reavaliar a situação do posto de atendimento. A decisão do Banrisul foi tomada nesta quinta-feira (26),  atendendo aos anseios da comunidade.

A direção.