Barragem do Burati vai ganhar mais 70 centímetros de paredão
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) irá elevar em 70 centímetros a altura do paredão da barragem do reservatório de água do Burati. Conforme o gerente da Corsan em Farroupilha Elton Luiz Ernzen, a companhia pretende realizar a obra ainda neste ano possibilitando ampliar o volume de armazenamento de água. O gerente informou que o projeto está em estágio de contratação de empresa e a obra é simples e rápida para fazer.
Elton informou que a maior parte da água armazenada na barragem é proveniente da chuva e por isso a importância de elevar a altura de barragem possibilitando reter mais água que em períodos chuvosos. “Quando chove muito a água acaba transbordando e é perdida, com essa elevação podemos retê-la o que nos garantirá uma tranquilidade maior por no mínimo 40 dias em tempos de estiagem”, destacou Elton.
A Barragem do Burati tem hoje 14 metros de altura, cerca de 50 metros de extensão e foi construída inteiramente com concreto armado. A outra proposta que havia de trazer água no Rio das Antas não irá mais ser executada em função do alto custo da obra.
Ouça áudio com o gerente da Corsan em Farroupilha Elton Luiz Ernzen:
Fotos: Corsan Farroupilha