Bispo Dom José Gislon completa um ano no comando da Diocese de Caxias do Sul

O Bispo Dom José Gislon completou um ano nesta terça-feira, 08, frente à Diocese de Caxias do Sul. Ele assumiu o comando na tarde do dia 08 de setembro do ano passado, em celebração na Catedral Santa Teresa, em Caxias do Sul, no lugar de Dom Alessandro Ruffinoni, que passou a ser bispo Emérito de Caxias e hoje desenvolve suas atividades pastorais na diocese de Ciudad Del Leste, no Paraguai. Nesta data que também completou 86 anos de criação da diocese, o bispo disse que nessa caminhada, os quatro bispos que o antecederam, cumpriram seu papel na história, no seu tempo e diante da realidade presente de cada um.

Dom Alessandro Ruffinoni deixou o cargo em função de já ter completado 75 anos, que de acordo com regras da igreja, quando os bispos completam esta idade devem deixar o comando das dioceses. Dom José foi anunciado pelo próprio Dom Alessandro, que já havia recebido a Carta do Papa Francisco, no dia 26 de junho do ano passo.

Dom José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma (SC). É o terceiro dos nove filhos de Vicente Gislon e Jurema Gislon. Frequentou o serviço militar, de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília. Ingressou no Seminário Santa Maria, dos freis Capuchinhos, em Engenheiro Gutierrez, Irati (PR) em 1978, onde cursou o 2º grau e postulantado.

Ingressou no noviciado em 24 de janeiro de 1981, no Convento Na. Sra. das Mercês, e emitiu os primeiros votos no dia 24 de janeiro de 1982. Frequentou o curso de filosofia em 1982 e 1983, no Instituto de Filosofia dos Freis capuchinhos, em Ponta Grossa (PR). Concluiu a teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (PR). Emitiu os votos perpétuos em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa.

Ordenado diácono em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa. Foi ordenado sacerdote em 28 de maio de 1988, em Uraí (PR). Fez o Curso de História da Igreja – Mestrado, na Universidade Gregoriana de Roma, de outubro de 1992 a janeiro de 1996.

ATIVIDADES EXERCIDAS

Diretor do Seminário Na. Sra. Assunção, coordenador da PV regional, Vigário paroquial, Uraí, (PR); Guardião, ecônomo e mestre de aspirantes, no Convento Santo Antônio, em Almirante Tamandaré, PR; professor de História da Igreja no Studium Teológico de Curitiba e no CINTEC (Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel,; Definidor Provincial, Ecônomo Provincial e local, secretário de economia, administração e serviço fraterno; Guardião e Ecônomo da Fraternidade Na. Sra. das Mercês em Curitiba; Ministro Provincial da Província São Lourenço de Brindes, do Paraná,  Santa Catarina e Paraguai; Definidor Geral da Ordem; como Definidor Geral foi presidente da Comissão Internacional de Solidariedade Econômica da Ordem.

Nomeado Bispo da Diocese de Erechim (RS) pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, no dia 06 de junho de 2012. Ordenação Episcopal, dia 03 de agosto de 2012, na igreja Na. Sra. das Mercês em Curitiba. Início de seu ministério episcopal na Diocese de Erechim, dia 19 de agosto de 2012, na Catedral São José, em Erechim, RS.

Confira o áudio com o bispo diocesano Dom José Gislon:

 

Foto: Mariana Ávila

weight no A Tagcbd no A Tagmale no A Tag