Câmara de Vereadores de Farroupilha empossa prefeito e vice com eleição de Tadeu Salib dos Santos para presidir a casa em 2021

A 19ª legislatura da Câmara de Vereadores de Farroupilha, abriu sua primeira sessão na tarde desta sexta-feira, 01, às 17h. A cerimônia durou cerca de duas horas com a presença restrita do público por causa da pandemia. No primeiro ato, o vereador Roque Servergnini (PSB), abriu a sessão convocando cada vereador para que individualmente proferissem seu juramento. Logo após, a sessão foi suspensa para a eleição da mesa diretora, quando apenas uma chapa foi inscrita sendo eleito o vereador Tadeu Salib dos Santos (PP). A chapa recebeu 13 votos a favor, o voto contrário foi do vereador Juliano Baungartner (PSB). Pela legislação na primeira sessão a Câmara também empossa o prefeito e o vice eleitos.

A sessão foi presidida pelo vereador Roque Servergnini por ter sido ele o mais votado nas eleições, segundo regimento interno da casa. Não esteve presente na posse o vereador Thiago Brunet (PDT), por motivos particulares. A mesa diretora que vai coordenar os trabalhos do legislativo em 2021 ficou assim composta: presidente, Tadeu Salib dos Santos (PP); primeiro vice-presidente, Eleonora Broilo (MDB); segundo vice-presidente, Eurides Sutilli (PL); primeiro-secretário, Felipe Maioli (MDB) e segundo-secretário, Calebe Coelho (PP).

Após a eleição da mesa o presidente eleito assumiu a sessão convocando o prefeito Fabiano Feltrin e o vice Jonas Tamasini para subirem ao paloco para serem empossados e proferirem os respectivos juramentos. Em seguida cada líder de bancada usou o espaço da tribuna para fazer o pronunciamento. Os discursos foram limitados  a agradecimentos e o compromisso de cada parlamentar com a população, assim como a preocupação de cada autoridade em relação à pandemia, no sentido de promoverem situações de enfrentamento ao coronovírus.

Por lei, cada início de uma legislatura em Farroupilha, não tem recesso parlamentar e as atividades iniciam na primeira segunda-feira de janeiro. Portanto já nesta segunda-feira, dia 04, a Câmara começa os trabalhos em 2021. O primeiro requerimento dessa legislatura foi o de número 01/2021 do vereador Jorge Censi (MDB), que solicitou a colocação em votação do seu afastamento por tempo indeterminado, a partir de 02 de janeiro para ocupar Cargo em Comissão (CC) na administração Fabiano Feltrin e Jonas Tomasini. A vereadora Arlene Schinestzki Lazzari (PP) fez o segundo requerimento, 02/2021, também solicitando afastamento para exercer função na equipe de governo.

Foto: José Theodoro