Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Flores da Cunha inicia na próxima semana

Ocorre na próxima semana a Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em Flores da Cunha. A ação ocorre de 3 a 5 de julho é uma parceria da Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, da Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, e as revendas da cidade e região. A coleta ocorre no interior do município conforme calendário e de forma itinerante.

As revendas realizam o recolhimento e enviam o material para a Associação das Revendas de Agrotóxicos dos Campos de Cima da Serra (Aracamp), que envia as embalagens para o seu destino correto, onde as tríplices lavadas são reaproveitadas e as contaminadas são incineradas em fornos especiais.

No dia do recolhimento, o agricultor deve estar munido do CPF, para que o atestado de devolução seja emitido. O Departamento de Meio Ambiente alerta os agricultores que para fazer qualquer licenciamento na zona rural será obrigatório à apresentação do comprovante de devolução das embalagens.

 

Calendário de recolhimento:

Dia 03 de julho – terça-feira

Distrito de Mato Perso – Horário das 8:30 às 11:00 horas

Local: Subprefeitura

Comunidades: Santa Juliana, São Tiago e São Vitor

Dia 03 de julho – terça-feira

Distrito de Otávio Rocha – Horário das 13:30 às 17:00 horas.

Local: Salão da Comunidade de Otávio Rocha

Comunidades: Otávio Rocha, Travessão Carvalho, Nova Brasília, São Francisco e Santa Justina.

Dia 04 de julho – quarta-feira

Região de Alfredo Chaves

Horário: 8:30 às 11:00 horas

Local: Em frente o Salão da Comunidade de Alfredo Chaves

Comunidades: Alfredo Chaves, Linha Quarenta, Medianeira, São Martinho, Linha Cem e Capela São Paulo.

Dia 04 de julho – quarta-feira

Região de Nova Roma

Horário: 13:30 às 17:00 horas.

Local:  Em frente o Salão da Comunidade de Nova Roma

Comunidades: RomaRoma, Monte Bérico, Santa Líbera, São Valentim, São João, Santa Bárbara e Fulina.

Dia 05 de julho – quinta-feira

Região de São Roque

Horário: 8:30 às 11:00 horas

Local:  Em frente o Salão da Comunidade de São Roque

Comunidades: São Roque, Serra Negra, Sete Setembro, Lagoa Bella, São Vítor, Nossa Senhora do Carmo e Restinga.

Dia 05 de julho – quinta-feira

Região da Linha 60

Horário: 13:30 às 16:00 horas.

Local:  Em frente o Salão da Comunidade da Linha 60

Comunidades: Linha 80, Linha 60, São Gotardo e São Cristóvão.

Obs: Os agricultores que não puderam entregar nos pontos de coleta das comunidades podem entregar no último dia na comunidade da Linha 60.

 

ORIENTAÇÕES PARA ENTREGA DAS EMBALAGENS

  • Serão recebidas apenas embalagens de agrotóxicos (embalagens de lubrificantes, bebidas, material de limpeza ou quaisquer outras que não sejam de agrotóxicos serão recusadas);
  • As embalagens laváveis devem estar separadas das não-laváveis ( embalagens de produtos usados no tratamento de sementes e embalagens de produtos em pó);
  • As embalagens devem estar vazias (embalagens com sobras de produtos serão recusadas);
  • As embalagens de produtos indicados para uso com pulverizador devem ter sido tríplice lavadas no momento do preparo da calda (lavadas por 3 vezes, sendo a água de cada lavagem colocada de volta no pulverizador). Essas embalagens devem ser devolvidas secas, sem as tampas e, se possível, furadas;
  • As tampas devem ser colocadas em um saco separado, destinado só às tampas;
  • As embalagens flexíveis (sacos) não podem ser lavadas. Essas embalagens devem ser colocadas em um saco destinado só para embalagens flexíveis contaminadas e não podem ser colocadas nos sacos destinados às tampas ou às embalagens lavadas;
  • As caixas de papelão devem ser devolvidas desmontadas (abertas e empilhadas);
  • Pede-se que os agricultores levem uma relação com a contagem das embalagens. Por exemplo: quantas embalagens de 1 litro, quantas de 5 litros, quantos sacos contaminados, quantas caixas de papelão.

Agrotóxicos Vencidos e Sobras

Recomenda-se não estocar agrotóxicos vencidos há mais de 6 meses nas propriedades, sob fiscalização da SEAPI ou o IBAMA, será gerado um auto de apreensão.

 

Importantes informações sobre o recolhimento:

Para ser devolvido nas centrais de recebimento de embalagens de agrotóxicos, sem nenhum custo, devem ser observadas estas regras:

– Deve ser agrotóxico; deve estar na embalagem original, com rótulo legível aparecendo o nome do fabricante e do produto; e deve ser produto com venda liberada;

 

Para outros produtos: Produtos veterinários, desinfetantes, raticidas, mata mosquitos, baratas, inclusive aerossóis, fertilizantes foliares, produtos não identificados (sem rótulo, em embalagens não originais), misturas de sobras, sobras de caldas e produtos antigos proibidos.O recolhimento é realizado mediante cobrança do serviço, através do telefone (51) 99687-9977 com Marcelo Lerina. Os produtos devem ser transportados em sacos impermeáveis de boa qualidade (preferencialmente em sacos de resgate) e devidamente fechados.

 

Foto e informações: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Flores da Cunha