Centenas disputam vaga para medicina na Universidade de Caxias do Sul

“O vestibular que vocês farão não é para um curso de medicina, e sim para uma escola médica, e uma das melhores do Brasil, com conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação”. Foi com essas palavras que o vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul, Asdrubal Falavigna, deu boas-vindas a centenas de candidatos que disputaram neste domingo, 23 de novembro, uma das 50 vagas para medicina em mais uma edição do Vestibular de Verão. Ao lado da pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, e de outras autoridades acadêmicas, Falavigna, que também é professor do curso, complementou: “E não existe fracasso. Quem não for aprovado dessa vez, tentará novamente. Quem quer medicina um dia consegue”.

Os vestibulandos, muitos acompanhados de familiares, foram acolhidos no Centro de Convivência, no Campus-Sede, já a partir das 9h30min. Em um ambiente descontraído, interagiram com colegas e professores antes de se encaminharem aos locais das provas, que tiveram início às 13h30min.

Os candidatos tiveram cinco horas para responder às questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês – com o enunciado das perguntas conforme a língua escolhida), Conhecimentos Gerais, Biologia e Química, além de elaborar uma redação optando por um desses temas: 1) Em sua opinião, a dexestinção é uma alternativa viável para a conservação da biodiversidade? Por quê?; 2) Em sua opinião, estamos sozinhos no universo? Por quê?; 3) Em sua opinião, o governo, no âmbito federal e estadual, tem condições de vencer a disputa por territórios dominados pelo narcotráfico? Por quê?.

A relação dos aprovados, em ordem alfabética, com a respectiva classificação, será divulgada até o dia 26 de novembro no site da UCS. Os cadernos de provas e os gabaritos do vestibular deste domingo estão disponíveis neste link.

“Dessa vez é pra valer”

Kamila Zadinello, 18 anos, madrugou para chegar sem atraso ao Campus-Sede da UCS na manhã de domingo. Afinal, foram três horas de viagem de carro da cidade de Marau, onde mora, até Caxias. E valeu a precaução. Acompanhada dos pais, Vando Zadinello e Rosane Verginia, Kamila foi uma das primeiras vestibulandas a chegar no Centro de Convivência, às 10h15min, onde pôde descansar da viagem, tomar um café e “pensar na prova”. Nervosismo? Nem tanto. “Ano passado fiz o vestibular para Medicina aqui na UCS como treineira (participante que apenas realiza as provas, sem disputar vaga), como forma de me preparar. Agora vai ser para valer, estou confiante”, disse a candidata, cujo objetivo na medicina é se especializar nas áreas de obstetrícia e ginecologia.