Centro de Controle Operacional vai monitorar mais de 80 câmeras em Farroupilha

Farroupilha deu um importante passo na manhã desta quarta-feira, 16, na área da segurança pública. A prefeitura realizou o ato de abertura do treinamento para operação do videomonitoramento e semaforização do município. Os servidores públicos que atuarão no Centro de Controle Operacional de Videomonitoramento (CCO) terão acesso a 75 câmeras fixas no perímetro urbano, 10 câmeras móveis com zoom, quatro com reconhecimento facial, 10 do Cercamento Eletrônico (com identificação de veículos), além de todo o sistema de semáforos do município.

O CCO está instalado no antigo prédio da Delegacia de Polícia Civil, na Rua Ângelo Bartelle, 91. As imagens ficam concentradas neste espaço, sob responsabilidade dos servidores públicos da área de Tecnologia da Informação (TI) e Guardas Municipais, mas estarão também interligadas à Sala de Operações da Brigada Militar e Polícia Civil de Farroupilha.

Segundo a secretária de Gestão e Desenvolvimento Humano, Elda Brutomesso, o contrato no valor de R$ 2,8 milhões tem duração de um ano, com possibilidade de renovação. Os responsáveis terão a capacidade de acessar imagens em tempo real e, até mesmo, alterar o tempo da coloração dos semáforos em caso de maior ou menos fluxo de veículos.

De acordo com o prefeito Pedro Pedrozo, já os equipamentos do Cercamento Eletrônico terão o papel de identificar os veículos que acessam e saem do município, a fim de revelar casos de clonagem, furto ou roubo. Os equipamentos também estarão integrados ao sistema da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Brigada Militar e Polícia Civil. Tendo em vista a solicitação da comunidade, estas estruturas não serão usadas para a aplicação de multas por excesso de velocidade.

Fotos: Gleici Trois