Cerca de 1.500 farroupilhenses estão com atraso na aplicação da segunda dose contra a Covid-19

Idosos que fizeram a primeira dose da CoronaVac entre o final de março e início de abril estão com a segunda dose atrasada em Farroupilha. De acordo com o secretário de Saúde, Clarimundo Gründmann, cerca de 1.500 pessoas aguardam a chegada de novas doses para colocar em dia a imunização. Ele explica que três faixas etárias de idosos estão com o prazo de aplicação vencido, sendo que as datas previstas eram 23, 26 e 28 de abril.

A situação é registrada em diversos municípios do país em razão da demora na chegada do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção do imunizante e, também, pelo fato de o Ministério da Saúde ter recomendado, no final de março, o uso de todas as ampolas para a aplicação da primeira dose, não deixando lotes em estoque para a segunda etapa. O Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac no Brasil, recomenda que a segunda dose seja aplicada em um período entre 14 e 28 dias após a primeira dose anti-Covid.

Ainda não foram feitos estudos para calcular o grau de proteção quando o cidadão recebe a segunda dose após o tempo indicado, mas especialistas acreditam que pequenas demoras não devem prejudicar a imunização. A enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Farroupilha, Paulina Guizzo, orienta que, quando chegarem novas doses, as pessoas procurarem os pontos de vacinação mesmo se a data de aplicação expirou, pois é melhor fazer a segunda posterior ao prazo do que não fazê-la.

CHEGADA DE DOSES

Conforme informações da Prefeitura de Farroupilha, um novo lote de vacinas está previsto para chegar nesta quarta-feira, dia 05 de maio. O secretário Clarimundo revela que devem ser recebidas apenas cerca de 150 doses, que, aliadas ao saldo que a cidade tem, será insuficiente para realizar a imanização em todas as pessoas que necessitam.

Por isso, foi anunciada a vacinação para o público nascido entre os meses de janeiro a junho de 1951. A aplicação será nesta quinta-feira, 06, das 8h30 às 11h30, no formato drive-thru, no estacionamento da UCS Farroupilha. Para receber a segunda dose, é preciso apresentar a carteirinha de vacinação recebida na aplicação da primeira dose, além do CPF e um documento com foto.

Foto: Ari Jr.