Comunicação do Mês da Bíblia é pauta do encontro da Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul
Foi realizado, na noite desta quarta-feira, 09 de agosto, o décimo terceiro encontro da Escola de Comunicadores 2023, concebida numa parceria da Diocese de Caxias do Sul e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), realizada de forma virtual, com a presença de 10 pessoas. A aula, com a temática “Como comunicar o Mês da Bíblia?”, foi assessorada pelo religioso da congregação dos paulinos, frei Darlei Zanon.
Frei Darlei iniciou a aula recordando o que é a Bíblia e por que setembro, na Igreja Católica no Brasil, desde 1971, é o Mês da Bíblia, tendo por razão principal a celebração litúrgica de São Jerônimo, tradutor dos textos sagrados, em 30 de setembro. A seguir, pontuou os objetivos deste período, dentre os quais: atingir e envolver a maior quantidade possível de fiéis, evidenciando a importância e a dignidade da Bíblia na celebração e na vida cotidiana; possibilitar aos fiéis o contato mais próximo com o texto sagrado, por meio de estudos, palestras, encontros, dinâmicas e orações; contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja, no Brasil; criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação; facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.
Além do Mês da Bíblia, o religioso explanou sobre o Domingo da Palavra de Deus, proposto pelo Papa Francisco, a ser celebrado no III Domingo do Tempo Comum, em janeiro de cada ano. Apontou diversos subsídios preparados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e demais editoras, bem como a própria Paulus, sobre a temática da Sagrada Escritura.
Adentrando mais diretamente ao tema de comunicar o Mês da Bíblia, frei Darlei, trouxe aos participantes a importância de um planejamento organizacional com passos concretos para o desenvolvimento da campanha de comunicação. O assessor ajudou os comunicadores a olharem para as metas do processo comunicativo e pontuou dois aspectos chave apresentados com muita intensidade no pontificado do Papa Francisco: escuta e diálogo.
Frei Darlei ainda fez menção aos públicos que se quer impactar com a geração do conteúdo bíblico, neste caso, e deixou algumas pistas importantes a serem aprofundadas: sinodalidade, isto é, colaboração e solidariedade; subsidiariedade, que se traduz em organização para diminuir (e delegar) trabalho; fidelidade ao cronograma; interação; avaliação e atualização regular e trabalho em equipe.
Os aspectos pontuados pelo assessor ganharam novo sentido quando lhes apresentou o desafio: a sintonia da Pastoral da Comunicação com a Comissão para Animação Bíblico-Catequética e a Animação Bíblica da Pastoral. Assim, nos encaminhamentos, propôs ideias práticas para serem implementadas no serviço pastoral com os diferentes públicos e ambientes, seja com o uso das plataformas digitais, seja com a comunicação realizada de forma mais simples, nas comunidades.
A aula foi concluída com uma importante troca de experiências entre o assessor e os participantes, que destacaram a importância da Pascom para comunicar com qualidade o Mês da Bíblia e, assim colaborar com o processo de comunicação do Evangelho.