Confira a programação da 121ª Romaria Votiva neste dia 02 de fevereiro

Sem procissão, bênção das máquinas agrícolas, almoço festivo e exposição dos frutos, a 121ª Romaria Votiva de Nossa de Caravaggio ocorre nesta terça-feira, 02, com transmissão pelas redes sociais. Serão celebradas missas às 8h, 10h30, 15h, 17h e o terço às 18h, sendo presididas pela equipe de sacerdotes do Santuário. O lema do evento é “Curar a vida e cuidar da criação. Nossa Senhora de Caravaggio, rogai por nós!”.

Todas a programação religiosa será veiculada pelas redes sociais do Santuário de Caravaggio (YouTube, Facebook e Instagram). Na Rádio Miriam Caravaggio, haverá transmissão às 10h30, 17h e 18h pela sintonia 1160 AM, site, aplicativo e por imagem no Facebook da emissora.

A Romaria Votiva é realizada para festejar a colheita dos agricultores da região, para agradecer e pedir proteção de Nossa Senhora. Neste ano, o calendário do evento começou com novena no dia 24 de janeiro, sempre com celebrações ministradas no Santuário. As comunidades de Farroupilha e região participaram das missas ofertando frutos, resultado de um trabalho árduo e valoroso dos agricultores.

Dia Festivo – 02 de Fevereiro

8h – Santa Missa
10h30min – Santa Missa Solene
15h – Santa Missa
17h – Santa Missa
18h – Santo Terço

HISTÓRIA DA ROMARIA VOTIVA

No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentou uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 02 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultares de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou romaria votiva, que ocorre anualmente no dia 02 de fevereiro.

Foto: Gleici Trois