Contrato com empresa para conserto da ERS-448 deve ser assinado esta semana

O contrato com a empresa Rota Terraplanagem e Pavimentação Ltda, que vai executar a obra de recuperação do trecho na ERS-448, no Km 39,6, deve ser assinado até o final da semana. A expectativa é do prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, maior interessado no conserto da estrada devido aos prejuízos que o município já vem acumulando em função da grande produção de aves (perus e frango). A estrada é a principal ligação entre Farroupilha e aquele município e está interditada desde o dia 30 de junho quando ocorreu o desmoronamento provocado pela chuva.

O Departamento Autônomo de Estadas de Rodagem (Daer), realizou o pregão eletrônico na última sexta-feira, 02 e prevê um prazo máximo de 180 dias para a conclusão da obra, orçada em torno de R$ 1,8 milhão. O próximo passo é aguardar a assinatura do contrato e a publicação no Diário Oficial do Estado. Como o pregão aconteceu na última sexta-feira, corre um prazo legal de cinco dias para a assinatura e autorização dos serviços. Além de recuperar a pista que cedeu após os temporais de junho, a empresa irá executar os serviços necessários para estabilizar a encosta e evitar a queda de  blocos de rocha na via. A expectativa é de que o trânsito seja liberado, ainda que parcialmente, até dezembro.

O prefeito de Nova Roma disse que o tempo de espera, já passou do limite tolerável por parte dos produtores e moradores do município. Com a estrada interrompida para o tráfego de veículos, a produção de aves e frutíferas, precisa percorrer o caminho por Antônio Prado, já que a alternativa por Pinto Bandeira não suporta carga pesada e veículos maiores. Também dificulta a chegada dos caminhões para abastecer os aviários com alimentos, remédios e pintos novos. O prefeito falou ainda que a referência nos serviços de saúde para o município é o Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha, mas devido a estrada estar trancada, os moradores precisam fazer outros caminhos, o que se torna mais longe.

Foto: José Theodoro