Cultura abre cadastro para beneficiar profissionais artísticos em Farroupilha

O município de Farroupilha, através da Secretaria de Turismo e Cultura, publicou edital de chamamento público para cadastro de trabalhadores da cultura e espaços culturais, que poderão se beneficiar do apoio financeiro da Medida Provisória que institui a Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017). Além disso, o cadastramento tem por objetivos mapear o campo cultural do município e gerar indicadores da área para identificar as demandas deste segmento.

O setor da cultura é um dos segmentos mais afetados pela pandemia. Devido às medidas de distanciamento social, apresentações, shows, exposições e eventos do setor foram cancelados e não devem voltar à situação normal em pouco tempo. Como apoio à classe artística, o Congresso Nacional aprovou a MP, medida prevê a destinação de recursos financeiros para apoio e fomento ao setor cultural.

São considerados trabalhadores e trabalhadoras da cultura não somente os artistas, mas também as pessoas que trabalham na cadeia produtiva como contadores de história, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escola de arte e capoeira, entre outros.

Já os espaços culturais são todos aqueles organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil, empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas com finalidade cultural e instituições culturais, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais.

Os cadastros poderão ser feitos por meio eletrônico ou presencial, de 17 a 26 de agosto de 2020.

Eletrônico, nos links abaixo:

Para trabalhadores e trabalhadoras da Cultura: https://forms.gle/f478Uqp4yvkVHQkg6

Para espaços culturais: https://forms.gle/tGWeLbXMPcMMztRZ9

Presencial: Casa de Cultura (Rua da República, 172), das 9h às 11h30min e das 13h às 17h

Se trata de um cadastro municipal, ou seja, válido apenas para profissionais e espaços da cidade de Farroupilha.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones: (54) 3261-6995 ou (54) 99958-2367.

Foto: Prefeitura de Farroupilha