Daer prevê início das obras de conserto de trecho da ERS-448 para outubro

O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), concluiu nesta sexta-feira, 25, os estudos do orçamento do projeto de recuperação do trecho danificado na ERS-448, no Km 39,5, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul,  que foi danificado pela chuva no dia 30 de junho. O recurso da obra, que vai custar cerca de R$ 2.000.000,00, está garantido pelo governador Eduardo Leite e já foi aprovado pelo setor de orçamento da autarquia. Na próxima semana será aberto o processo de contratação da empresa executora, por meio de Pregão Eletrônico.

Segundo o diretor Geral do Daer Luciano Faustino, a obra deve começar em outubro e será executada em três meses. Ele ressalta que o processo de contratação da empresa, via Pregão Eletrônico é rápido e pode acontecer em menos de um dia, o que vai ser realizado na próxima semana. Após conhecer a empresa vencedora o Daer encaminha o contrato para o Conselho, que envia à Procuradoria Geral do Estado (PGE), assim que for aprovado. Após, o Conselho pode fazer a publicação no Diário Oficial do Estado e na data da publicação, a empresa vencedora já deve dar início aos trabalhos.

Conforme o projeto, a obra terá duas etapas: a primeira vai ser a escavação da enconsta acima da rodovia para promover um alargamento do trecho e na segunda etapa será feito um aterro na parte da pista que desmoronou. Faustino lembra que o Daer tem prioridade em entregar essa  rodovia para tráfego no prazo mínimo possível, ele entende que é uma obra rápida e a empresa deverá cumprir com o prazo de três meses.

Áudio com Luciano Faustino Diretor Geral do Daer:

 

Foto: José Theodoro