Delegado Ederson Bilhan orienta sobre principais golpes e como se prevenir

O número de golpes e as modalidades, principalmente em ambiente virtual, estão sendo registrados constantemente em Farroupilha, gerando novas vítimas e uma série de prejuízos. Uma das formas mais eficazes de frear a ação criminosa é informando as pessoas para que fiquem em alerta. Para isso, a Rádio Miriam Caravaggio fez uma entrevista especial com o delegado da Polícia Civil, Ederson Bilhan, falando sobre os tipos de golpes, desde o do bilhete premiado até o golpe do falso contato de WhatsApp, que anualmente é o mais registrado em Farroupilha.

Também falou-se sobre as fraudes em vendas pela internet, o não pagamento de mercadorias entregues, o golpe dos nudes, os boletos fraudulentos, a clonagem de WhatsApp, a ligação de falso funcionário de banco, entre outros. Conforme o delegado, o crime acompanha o mundo e, por isso, sempre se modifica. “As coisas são dinâmicas e o crime também vai sendo dinâmico”, observa Bilhan.

Em caso de identificar algum golpe/fraude, mesmo que não tenha ocorrido prejuízo de bens ou dinheiro, a orientação é registrar ocorrência presencialmente na Delegacia de Polícia, pelo site da Delegacia Online RS ou pelo telefone 197 da Polícia Civil. Para complemento de informações, também é possível contatar a Delegacia de Farroupilha pelo WhatsApp (54) 99940-0532.

Ouça a entrevista com o

Foto: Gleici Trois