Diocese de Caxias do Sul conclui ciclo formativo da Escola de Atualização Litúrgica 2025
A Diocese de Caxias do Sul concluiu, no sábado, 22 de novembro, o ciclo formativo da Escola de Atualização Litúrgica 2025, promovido pela Comissão Diocesana de Liturgia. De março a novembro, foram oito encontros que perpassaram por diversas temáticas, com o objetivo de ser um instrumento de formação aprofundada para preparar animadores litúrgicos e fortalecer a vida comunitária à luz dos ensinamentos da Igreja. As atividades aconteceram no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), em Caxias do Sul.
O último encontro tratou da temática “Sacramentos, Sacramentais e Piedade Popular”, com a assessoria do padre Eleandro Teles, que é doutor em Teologia. Em um momento, durante a manhã de formação, todos os participantes foram até a capela do Centro de Pastoral e vivenciaram a celebração de envio. Ao final, aqueles que alcançaram os 75% de participação nas aulas receberam o certificado de participação na Escola de Atualização Litúrgia 2025.
Dezenas de pessoas de diversas paróquias e regiões de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul participaram da Escola, sendo que a programação foi destinada a agentes da pastoral litúrgica, catequistas, ministros extraordinários, padres, seminaristas, religiosos e outros interessados em aprofundar sua vivência e atuação litúrgica. Para 2026, a Comissão de Liturgia irá realizar um ciclo de formação aprofundada a partir do novo livro de cantos da Diocese, que será lançado em março do próximo ano.
O coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, padre Jocimar Romio, avalia positivamente o ciclo de encontros. “Neste ano, nós retomamos a Escola Diocesana de Liturgia, que vinha sendo feita antes da pandemia e foi excelente, com uma grande participação das pessoas. Então, essa participação ativa, perseverante, durante todo o ano, uma vez por mês, também é impressionante, porque nós enchemos aquilo que era possível do auditório do Centro Pastoral. Estamos muito felizes por esse caminho feito. Os assessores foram ótimos e o tempo foi bem aproveitado”.



