Diocese libera celebrações com 25% da capacidade durante vigência da bandeira laranja

Diante do anuncio do Governo do Estado de que a Serra gaúcha retorna a partir desta terça-feira, 23, para a bandeira laranja do distanciamento social, a Diocese de Caxias do Sul emitiu um novo comunicado oficial para orientar o funcionamento das paróquias. No comunicado, o bispo Dom José Gislon destacou, principalmente, o retorno das celebrações com 25% da capacidade de cada local. O decreto passa a valer a partir de hoje e é válido até quando perdurar a bandeira laranja na região. Confira a nota da Diocese de Caxias do Sul:

COMUNICADO OFICIAL

DOM JOSÉ GILON, OFMCap, por Mercê de Deus e Da Santa Sé Apostólica Bispo Diocesano de Caxias do Sul, considerando uma medida divulgada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul,sobre a mudança de classificação da Região da Serra Gaúcha para a “bandeira laranja”, de acordo com  Modelo de Distanciamento Controlado adotado no estado, para conter o avanço da pandemia da covid-19 (Coronavírus),

AUTORIZA

a celebração de Missas, Sacramentos e cultos com a presença de fiéis em todas as paróquias, comunidades, capelas e oratório da Diocese de Caxias do Sul, observando-se os protocolos estabelecidos de prevenção à transmissão da Covid-19, bem como as orientações já emitidas pela Diocese nos decretos anteriores.

Salientamos que:

1) As celebrações poderão Ser realizadas com o limite de 25% da capacidade de ocupação de cada local. Cada pároco, juntamente com sua equipe, deverá verificar a melhor forma de organizar o fluxo de entrada desse número de pessoas.

2) Quanto ao Sacramento do Batismo, além das medidas já expedidas anteriormente, o número de padrinhos fica limitado a duas pessoas (um padrinho e uma madrinha).

3) Quanto ao Sacramento do Matrimônio, os nubentes tenham especial atenção e responsabilidade, quanto ao cumprimento dos protocolos emitidos pela autoridades públicas e sanitárias, no que se refere à aglomeração de pessoas e a do o que possam favorecer a transmissão do vírus.

4) Quanto a celebração dos Funerais e Exéquias, continuam em vigor as orientações expedidas pela Diocese.

5) Os encontros de catequese, atividades pastorais em geral, festas de padroeiros, eventos e qualquer atividade que envolva aglomeração de pessoas nos salões paroquiais e comunitários permanecem suspensos. Estão autorizados eventos organizados no modelo “drive thru” ou “page e leve”.

O presente decreto entra em vigor a partir de 23 de junho do corrente, e é válido até quando perdurar a classificação de “bandeira laranja” para a nossa região, conforme a determinação do Governo do Estado.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, sob o sinal do nosso selo.

Caxias do Sul, 22 de Junho de 2020.
Dom José Gislon, OFMCap – Bispo Diocesano de Caxias do Sul.

 

Foto: Leandro Ávila

weight no A Tagcbd no A Tagmale no A Tag