Drive-Thru da Fé recebe mais de três mil veículos e arrecada 10 toneladas de alimentos

Pelo menos 3.227 veículos passaram pelo Drive-Trhu da Fé, na 142º Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio que aconteceu nesta quarta-feira, 26. Conforme a Brigada Militar, entre tripulantes dos veículos e pessoas apé, foram 5.935 romeiros que visitaram o Santuário. A celebração que contou também com a campanha “Vida que Cuida da Vida”, promovida pelos movimentos da Igreja e gabinete da prtimeira-dama do município, arrecadou 10 toneladas de alimentos não perecíveis.

Das 8h15 às 17h os veículos acessaram a avenida Dom José Baréa e passaram em frente à Igreja para receberem a benção dos sacerdotes e retornaram pela rua 26 de Maio. O maior maior movimento de veículos ocorreu na segunda parte do dia, quando os romeiros aproveitaram o calor da tarde para ir até o Santuário receber a benção e fazer a doação de alimentos. O Drive-Thru da Fé, foi considerado um momento alto da Romaria, que proporcionou aos devotos se aproximarem da santa, mesmo sem descer do carro. Duas tendas foram montadas no pátio da igreja com a instalação dois bretes por onde os veículos passaram. Os sacerdotes recebiam os romeiros em seus veículos aspergindo água através de ramos e abençoando tripulantes e carros.

No final da avenida Dom José Baréa foi estacionado um caminhão para recolher os alimentos por voluntários do Movimento Cursilho de Cristandade (MCC), Encontro de Jovens Amigos de Cristo e prefeitura. As doações serão encaminhadas para a Assistência Social da Prefeitura de Farroupilha, que através do gabinete da primeira-dama Ariane Feltrin, vai distribuir 50% para o Hospital Beneficente São Carlos (HBSC) e a outra parte para família em vulnerabilidade social.

Com o tema “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”, a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, aconteceu pelo segundo ano consecutivo sem o convite aos féis para assistir às missas de forma presencial, em virtude da pandemia. Toda a programação foi transmitida pelas redes sociais do Santuário. Os conteúdos transmitidos pelo YouTube, Instagram e Facebook alcançaram pelo menos 1,2 milhão de visualizações, no sábado, domingo e nesta quarta (26, até 16h), dias em que houve programação voltada à romaria. Ano passado, primeiro ano de romaria virtual, o alcance também alcançou a marca de 1 milhão de acessos.

“Nós somos muitos, somos milhares. Nossa conquista é também porque as pessoas entenderam que não havia proibição de estar aqui, mas sim uma orientação de que neste momento, o melhor era não aglomerar. O Drive-Thru é uma maneira encontrada de estarmos aqui mais seguros. Tem devoto que é de carteirinha, que prestigia o dia 26, e que este dia faz parte de sua história. Assim, ele pode viver o dia 26 de forma diferente e segura”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Caxias do Sul, conduziu a missa das 10h30min. Na homilia, o bispo recordou o momento difícil que a sociedade atravessa, e relembrou a importância da devoção e religiosidade para enfrentar as adversidades. “Diante da realidade que está ferindo a vida de tantas pessoas e famílias, nesta 142ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, colocamos diante do olhar materno da Virgem Maria todas as realidades que nos envolvem. Podem ser de alegria, de esperança, mas também de quem carrega consigo a dor da perda, que tem tocado o coração de muitas pessoas e famílias neste momento. A dor que fere os sentimentos por não podermos nos despedir de forma adequada de quem fazia parte de nossa vida, e partiu de forma inesperada”, refletiu o bispo.

Confira as fotos que ilustram a Romaria de Caravaggio:

Foto: Gleici Trois, Mariana Ávila e Raquel Fronza