O espetáculo, que começou a ser ensaiado em março deste ano, terá uma montagem contemporânea com teatro e dança, além do uso de recursos visuais e sonoros que prometem deixar o momento ainda mais emocionante. O objetivo é contar cronologicamente desde o momento da aparição, na Itália, em 1432, à chegada ao Brasil, em 1879 e a construção de uma comunidade calcada na fé e na religiosidade. “Certamente, será uma leitura diferenciada, e apesar de a história já ser conhecida, a forma como trataremos promete ser diferenciada das demais abordagens já conhecidas”, salienta Cassio Azeredo, produtor e diretor do espetáculo.

Com duração prevista para 45 minutos, o espetáculo contará com a participação de 25 atores e bailarinos, sendo parte da invernada juvenil do CTG Ronda Charrua, Grupo Farroupilha de Artes Cênicas (GFAC) e profissionais da Universidade Estadual de Montenegro (UERGS). Segundo Azeredo, esta apresentação será uma prévia de uma encenação maior que ocorrerá em 2018.

A utilização da esplanada do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio como palco deste grande momento vai além do fato de ser parte deste fato histórico para a cidade e para a região, mas enfatiza a grandiosidade do espaço. Como bem lembra o padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário, este ambiente também deve ser usado para integrar religiosidade, arte e cultura. “O Santuário é um espaço de devoção e fé, mas também de cultura”, salienta. Até porque, conforme lembra o reitor, desde 2006, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio foi oficialmente consagrado como patrimônio histórico e cultural do Estado.

Durante o espetáculo estão prometidas diversas surpresas ao público, que ficará bem perto dos atores. A ideia é que boa parte dos atores fique na escada de acesso ao Santuário e na parte frontal da esplanada. “Nossa proposta é manter a proximidade entre o público e os atores, o olho no olho, e esse contato mais humanizado que é característico das encenações de rua, das feiras, das praças”, adianta Azeredo.

Outro destaque da peça será o enfoque dado à violência contra a mulher ao longo dos anos. Além disso, outros temas de impacto à sociedade também serão tratados.

A realização do evento é do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, produção da Marca Produções Culturais e apoio do Sesc Farroupilha e Prefeitura Municipal de Farroupilha. A entrada do evento é franca e a classificação é livre. Em caso de chuva o espetáculo será realizado dentro da igreja.

SINOPSE

Uma história de fé. Quase quinhentos anos atrás, vivia no pequeno povoado italiano de Caravaggio, Joaneta, uma mulher pobre, oprimida pela violência do marido Francesco. No dia 26 de maio de 1432, Joaneta, obrigada por Francesco, quase sem forças de tanto trabalhar, foi ao campo colher pasto para os animais. E no Prado do Mezzolengo, a moça teve uma sublime visão, era Nossa Senhora que aparecia a ela, trazendo uma mensagem de paz e tolerância para todos os homens.

Em “Caravaggio: uma história de fé”, um grupo de romeiros que faz a pé o caminho até a igreja relembra e celebra as origens de sua fé, uma história que aconteceu na Itália e chegou a nós, trazida pelos imigrantes que aqui fizeram sua vida. Uma história que, tanto tempo depois, permanece viva em nossos corações.


FICHA TÉCNICA

Elenco:

Amanda Bianca Miranda

Anderson Fabiano Gonçalves

Camila Pasa

Daiani Fernandes

Eduarda Rebelatto

Jenifer Rodrigues

João Pedro Côrrea Alves

João Pedro Decarli

Maicon França Mussoi

Mateus Frena

Maria Eduarda Fonseca Mongoni

Com a participação de integrantes da Invernada Juvenil do CTG Ronda Charrua de Farroupilha

Trilha Sonora Pesquisada Cassiano Azeredo e Gustiele Fistaról

Iluminação: Cassiano Azeredo  

Criação Gráfica: Tiago Gasperin

Figurino: Raquel Cappelletto

Cenografia: André Gnatta

Texto: Francisco Gick

Assessoria de Direção: Gustiele Fistarol

Direção: Cassiano de Azeredo

 

Realização: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha

Pesquisa Histórica e idealização do Projeto: José Clemente Pozenato

Apoio: Prefeitura Municipal de Farroupilha e SESC

Comunicação: Miriam Caravaggio

Produção: Marca Produções Culturais

Duração: 45 minutos

Classificação: Livre

O QUE? Apresentação da Peça “Caravaggio: uma história de fé”

QUANDO? 19/12/2017

ONDE? Em Frente ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio

QUE HORAS? 20h

*em caso de chuva o espetáculo acontece dentro da igreja.

*traga sua cadeira.