Estado permanece com 11 regiões em bandeira preta, mantém cogestão e amplia restrições

O Governo do Estado decidiu indeferir nesta segunda-feira, 22, os pedidos de reconsideração ao mapa preliminar da 42ª rodada do Distanciamento Controlado. Com isso, o mapa definitivo permanece com 11 regiões em bandeira preta – o que inclui a Serra Gaúcha – e dez em bandeira vermelha. O mapa revela que o cenário do estado é preocupante, principalmente por indicar esgotamento da estrutura hospitalar e velocidade maior de propagação de coronavírus. A vigência da classificação começa nesta terça-feira, 23, e vai até o dia 1º de março.

Ao longo desta segunda-feira, o governador Eduardo Leite esteve reunido com associações regionais, prefeitos e entidades para tratar sobre a permanência ou não do modelo de cogestão regional. Após análise do Gabinete de Crise, foi decidido pela manutenção do sistema. Com isso, as regiões que aderiram ao sistema compartilhado podem adotar os protocolos próprios até uma bandeira abaixo da que foi classificada. Portanto, regiões em bandeira preta podem adorar regras até o nível da bandeira vermelha e as com bandeira vermelha podem utilizar regras até a bandeira laranja.

O Gabinete de Crise também decidiu pela ampliação das restrições à circulação de pessoas em todo o Estado. Independentemente da bandeira da região, todos os 497 municípios gaúchos deverão suspender as atividades não essenciais a partir desta terça-feira, 23, das 20h até às 5h do dia seguinte. Isto inclui estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados. Na educação, estão mantidas as aulas presenciais para a Educação Infantil e os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Para os demais níveis, as atividades presenciais estão proibidas.

RESUMO DA 42ª RODADA

BANDEIRA PRETA (11)
Canoas (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Taquara (em cogestão)

BANDEIRA VERMELHA (10)
Bagé (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Guaíba
Ijuí (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Santa Maria
Santo Ângelo (em cogestão)
Uruguaiana (em cogestão)

Confira a live com o governador Eduardo Leite: clique aqui

Ouça o áudio do presidente da AMESNE, José Carlos Breda:

 

Arte: Governo do RS