Estudantes de Relações Públicas criam projeto para incentivar doação de sangue

A partir da proposta de uma disciplina prática do curso de Relações Públicas, alunos do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) desenvolveram um projeto para esclarecer dúvidas e incentivar a doação de sangue. Com o título Do.Ação, a ideia vem ganhando visibilidade nas redes sociais e nas ruas de Caxias do Sul. Por meio de cartazes e postagens, o grupo presta serviço de informação e busca gerar empatia entre a comunidade e os que precisam de transfusão sanguínea.

De acordo com uma das idealizadoras, Natália Chagas, a ideia surgiu a partir da proposta de uma disciplina prática do curso. O desafio era realizar algo que gerasse impacto social e que transmitisse uma mensagem positiva, que fizesse as pessoas se colocarem no lugar do outro. O tema “doação de sangue” foi escolhido pois a maioria das pessoas não doa regularmente. “É isso que a gente quer mudar, a gente quer que vire algo frequente e não só quando alguém próximo, algum familiar precisa”, afirma.

Em razão da pandemia, o grupo formado por Clara Baratto, Jamila Bernardi, Juliana Machado, Kimberly Nunes, Natália Chagas e Rodolfo Girardi, além da professora Bruna Silveira, teve que pensar em como atingir as pessoas de forma segura. Por isso, o trabalho está sendo realizado com publicações no Instagram (@projetodo_acao) e no Twitter (@projetodo_acao). Nas plataformas, os conteúdos desmistificam e esclarecem dúvidas frequentes. Já pelas ruas, os cartazes divulgam mensagens de conscientização em pontos estratégicos da cidade.

A acadêmica Natália orienta que quem tiver dúvidas, pode entrar em contato pelas redes sociais do projeto, pois o grupo está à disposição. Além disso, o Do.Ação está aberto para divulgação de familiares que estejam precisando de doação de sangue.

PONTOS DE DOAÇÃO DE SANGUE NA REGIÃO

Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) – Rua Ernesto Alves, 2260
Banco de Sangue – Rua Garibaldi, 476 – Centro Médico Pasteur
Hemovita – Rua Sinimbu, 520 – Edifício Century

Ouça entrevista com a estudante de Relações Públicas, Natália Chagas:

 

Foto: Mariana Ávila