Evento revela e premia melhores vinhos de Farroupilha nesta quinta-feira

Os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva de Farroupilha serão conhecidos nesta quinta-feira, dia 06, véspera de feriado. O evento de revelação dos premiados na 13ª edição da Seleção de Vinhos de Farroupilha ocorre no Centro de Eventos Mário Bianchi, junto ao Parque Cinquentenário. Ao todo, foram inscritas 178 amostras divididas nas categorias de vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto e branco; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural. Como determina a norma internacional, serão premiados até 30% dos rótulos inscritos em cada categoria.

A programação do evento inicia às 19h30min com a recepção, logo após ocorre a solenidade de premiação dos melhores vinhos de Farroupilha, seguido pelo jantar de confraternização. O cardápio contará com 8 pratos quentes, 4 tipos de saladas e sobremesas, acompanhado com sucos, vinhos e espumantes do município. Ao final do jantar haverá um baile. Os ingressos podem ser adquiridos na Afavin, com as vinícolas associadas ou na secretaria de Desenvolvimento Rural, com a Ciana. O valor é de R$100.

A seleção dos vinhos iniciou ainda no mês de julho, momento em que 30 degustadores fizeram a análise sensorial das bebidas. De acordo com o presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, a safra deste ano teve resultados satisfatórios na questão de qualidade, refletindo automaticamente nos resultados desta edição da Seleção. “Este ano tivemos uma safra muito boa. A safra de 2018 foi uma safra, como eu diria, para guardar na memória. Isso traduziu na Seleção de Vinhos, onde tivemos um painel bastante qualificado de enólogos, de degustadores e as notas foram bem positivas no aspecto qualitativo”, comenta Taffarel.

Além da premiação aos ganhadores, a Afavin disponibiliza para todas as vinícolas participantes um feedback das amostras inscritas. Esse parecer permite que as empresas façam aprimoramentos na produção para buscar melhores resultados na qualidade do produto. A premiação é promovida pela Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.

 

Ouça a entrevista com o presidente da Afavin, João Carlos Taffarel:

 

Fotos: Adroir da Silva, Marciele Scarton e Jonas Veiga