Hospital São Carlos conta com cinco leitos habilitados para receber pacientes de Covid-19

O Hospital Beneficente São Carlos de Farroupilha (HBSC) teve cinco dos seus 10 leitos de UTI habilitados para atender exclusivamente pacientes com Covid-19. Hoje a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 70%. A superintendente do HBSC, Janete Toigo, explica que a partir de agora o hospital está autorizado a internar esses pacientes, antes não  havia essa autorização. “Quando chegassem  tinham que ser transferidos para outros hospitais da região que tinham a habilitação”,  disse Janete.

A superintendente informou que o valor do custeio desses leitos será de R$ 240 mil mensais e será bancado pelo governo federal, inicialmente, por um período de 90 dias para fortalecer a cidade e região no período da pandemia.

Janete Toigo informou ainda sobre a campanha de arrecadação da comunidade onde foram adquiridos 5 leitos de UTI. Ele disse que todos os equipamentos já chegaram com exceção dos respiradores que vem de uma industria da Alemanha, mas que estão dentro do prazo de entrega.

Além do São Carlos, foram habilitados também mais cinco leitos no Hospital Tacchini de Bento e cinco no Hospital São Miguel Arcanjo de Gramado, o que melhora significativamente a condição de leitos de UTI na Serra.

 

Ouça áudio com a superintendente do Hospital São Carlos, Janete Toigo:

 

Foto: Andréia Copini-Divulgação