Imagem de N. S. de Caravaggio visita capela Sagrado Coração de Jesus em missa preparatória à Romaria Votiva

A missa que marcou o segundo dia em preparação a 120ª Romaria Votiva foi realizada nesta terça-feira, 21, na comunidade Sagrado Coração de Jesus, Linha 80. A celebração foi presidida às 20 horas, com a participação dos padres Gilnei Fronza, Jocimar Romio, Ademar Pelegrini e Jaime Gusberti. Os membros da comunidade ficaram honrados em receber a Mãe de Caravaggio e aproveitaram o momento para solicitar graças e agradecer pela proteção.

Até o dia 24 de janeiro, as missas serão celebradas em capelas da paróquia de São Marcos, atendidas pelo pároco Ademar Pelegrini. Já de 25 a 31 de janeiro, as demais paróquias de Farroupilha e região são convidadas a presidir os encontros no Santuário de Caravaggio. Por fim, haverá a festa com procissão e bênção das máquinas no dia 1° de janeiro e missa especial no dia 2 de fevereiro. O lema da festa deste ano é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.

Ao longo dos dias que antecedem a grande festa votiva, realizada nos dias 1° e 2 de fevereiro, a rádio Miriam Caravaggio transmite todas às noites, às 20 horas, as celebrações. Nesta quarta-feira, dia 22, quem promove a missa é a comunidade São Pedro, acolhendo a comunidade São José. Acompanhe pela frequência 1160 AM, site ou aplicativo.

 

Confira as fotos do segundo dia em preparação à Romaria Votiva:

 

Confira o vídeo feito com João Carlos Tres:

 

Histórico da comunidade

A Capela Sagrado Coração de Jesus, da Paróquia São Marcos, também é conhecida como Linha 80. A comunidade iniciou em 1885 com os imigrantes italianos. As primeiras famílias que se estabeleceram foram Resmim, Brícoli, Beloio, Otoni, De Césaro, Brichi, Bertaz, Dorigon, Morandi, Provensi, Mangoni, Possa e Ferri.

Em 1895, foi construída a primeira Igreja onde as famílias se encontravam para celebrar a vida, alimentar a fé e agradecer a Deus pelo trabalho e recompensas recebidas. Com o passar dos anos, percebendo a necessidade de uma nova igreja, a comunidade uniu esforços e, em novo local, construiu a igreja atual. A primeira missa aconteceu em 12 de maio de 1981. Desde então, a comunidade, constantemente, realiza ações para manter o espaço em ótimas condições. Todos os anos, no mês de maio, acontece a festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus, onde a comunidade recebe as comunidades vizinhas para a celebração eucarística e almoço festivo.

Atualmente, a comunidade é formada por 50 famílias. Para melhor organizar a vida comunitária, estão constituídos os serviços de liturgia e canto, as zeladoras de capelinhas, os ministros da eucaristia e a equipe administrativa.
Muitos padres marcaram a vida da comunidade. Hoje a comunidade é atendida pelo padre Ademar Pelegrini que aviva a espiritualidade dos moradores que são assíduos em todos os encontros.

O sustento dos moradores vem do trabalho na agricultura, especialmente da vitivinicultura. O trabalho, a amizade e a religiosidade são aspectos fortes da vida da comunidade.

 

Programação

20 de janeiro – Comunidade São João Batista (acolhendo as comunidades Nossa Senhora Assunta, São Paulo e São Valentim)
21 de janeiro – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Linha 80)
22 de janeiro – Comunidade São Pedro (acolhendo a comunidade São José)
23 de janeiro – Comunidade Nossa Senhora da Saúde (Linha 47)
24 de janeiro – Paróquia de São Marcos (acolhendo a comunidade Santo Antônio)

Missas celebradas no Santuário, às 20h:
25 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
26 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado
27 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
28 de janeiro – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
29 de janeiro – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
30 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor
31 de janeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Dias festivos

1º de fevereiro
10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,
12h30min – Almoço festivo
20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário

2 de fevereiro
11h – Missa da 120ª Romaria Votiva

 

Fotos e vídeo: Leandro Ávila