Inscrições para o processo seletivo do IFRS seguem até o dia 04 de abril

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) iniciou nesta segunda-feira, 22, as inscrições do processo seletivo para ingresso de novos estudantes. Estão disponíveis cursos técnicos concomitante ou subsequente ao nível médio e cursos superiores de graduação. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente até o dia 04 de abril, por meio do site ingresso.ifrs.edu.br, onde também está disponível o edital. Todos os cursos ofertados pelo IFRS são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidades.

Conforme o coordenador de desenvolvimento institucional, Jonas Bitencourt, neste ano, em razão da pandemia, houve uma redução no número de vagas ofertadas. A adequação precisou ser feita, tendo em vista os alunos que precisam recuperar aulas e para não haver turmas muito grandes de ingressantes, o que acaba dificultando o aproveitamento.

Outra mudança significativa é em relação a forma de ingresso. O Conselho Superior da instituição, que responde por todos os campis do Rio Grande do Sul, decidiu pela suspenção das provas presenciais. Com isso, os estudantes serão selecionados a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou sorteio público.

Em dezembro, a Rádio Miriam Caravaggio ouviu professores e alunos que manifestaram insatisfação com a modalidade de ingresso por sorteio. Em entrevista, o diretor do Campus Farroupilha do IFRS, Leandro Lumbieri, afirmou que os quatro representantes da unidade de Farroupilha no Conselho defenderam e votaram contra, mas por maioria, a votação definiu que neste ano usará esta modalidade de ingresso.

COMO VAI FUNCIONAR O PROCESSO SELETIVO 2021

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente. Por isso, o ingresso será da seguinte forma:

  • Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Enem, podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.

A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de Ensino Médio quanto nos de graduação. Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

CRONOGRAMA

22 de março de 2021 – publicação dos editais com o detalhamento do processo;

22 de março a 4 de abril de 2021 – inscrições do processo seletivo;

15 e 16 de abril de 2021 – sorteio público. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS;

Primeira quinzena de maio/2021 – matrículas;

Maio/2021 – Início das aulas.

CURSOS – CAMPUS FARROUPILHA

Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Técnico em Administração – manhã

Técnico em Eletromecânica – manhã

Técnico em Informática – manhã

Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio

Técnico em Eletrotécnica – noite

Técnico em Automação Industrial (curso novo) – noite

Cursos Superiores

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação – Graduação – manhã, tarde e noite

Bacharelado em Engenharia Mecânica – Graduação – manhã, tarde e noite

Licenciatura em Pedagogia – Graduação – noite

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Graduação – noite

Tecnologia em Fabricação Mecânica – Graduação – noite

Tecnologia em Processos Gerenciais – Graduação – noite

Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados – Graduação – noite (curso para quem já possui diploma de bacharel ou tecnólogo)

ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial. A previsão do início das aulas é a partir da segunda quinzena de maio de 2021, podendo haver variações. O candidato deve ficar atento às notícias do campus no ifrs.edu.br/farroupilha.

Foto: Assessoria de Comunicação – IFRS