Instituto Federal de Farroupilha conquista oitavo lugar em avaliação nacional do Ideb

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campos de Farroupilha, foi classificado em oitavo lugar nas melhores notas do Brasil e o segundo colocado no estado no Índice de Desenvolvimento do Estudo Básico (Ideb). A escola recebeu nota 6,8, ficando acima da média nacional que é de 6. A média nas escolas privadas no país ficou em 6, nas escolas públicas do Rio Grande do Sul em 4,2. Em Farroupilha, as escolas da rede municipal receberam média 5 e na rede estadual média 4,6. O diretor do Instituto Leandro Lubieri disse que é uma grande conquista na medida em que o Instituto ficou acima da média nacional.

Ele lembra que o Instituto sempre vem pontuando bem, pois tem uma estrutura propícia para desenvolver um ensino de qualidade. A escola possui um Departamento de Assistência Estudantil, que acompanha o aluno na área da psicologia, assistente social, pedagogia e assistentes de aluno, além de professores que trabalham com a educação especial. Segundo Leandro, o Instituto conta ainda com um Departamento de Ensino com diretor, pedagogas, professores e técnicos qualificados para as funções. O IFRS ainda possibilita que os professores possam fazer cursos de qualificação. Os alunos recebem orientações no contra turno, quando precisam revisar o conteúdo.

O Ideb é um índice criado pelo governo federal em 207, que tem por objetivo medir a qualidade de ensino nas escolas públicas, que é feita a cada dois anos. A última avaliação foi feita em 2017. A meta do Brasil é conseguir nota 6 numa escala que vai até 10, que é a média dos 20 países mais bem colocados. A nota é calculada através de um senso escolar que mede as avaliações e uma prova do Sistema Nacional de Avaliação da Estudo Básico (Saeb).

Foto: Gleici Trois