Juliano Baumgarten assume a presidência do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude do RS

O II Encontro Estadual de Gestores de Juventude, que ocorreu em Porto Alegre no final do mês de novembro, elegeu o coordenador de Juventude de Farroupilha, Juliano Baumgarten como presidente do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude do Rio Grande do Sul. Na ocasião, esteve também presente o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Sedinei Catafesta.

O encontro teve duração de dois dias e proporcionou troca de experiências entre os gestores de juventude do estado. O grupo pôde trabalhar os desafios da gestão pública e de que forma deve-se trabalhar com os jovens, além de conhecer alguns programas do governo estadual, como a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE). No final da programação do primeiro dia, os participantes tiveram agenda com o governador José Ivo Sartori.

Já no segundo dia, cada representante dos municípios presentes pôde apresentar quais atividades desenvolviam e/ou estão desenvolvendo na área da juventude. O encerramento do encontro foi marcado pela escolha da mesa diretora do Fórum. Os gestores que o compõe, segundo o presidente do Fórum, Juliano Baumgarten, são responsáveis por desenvolver e pensar nas políticas públicas para a juventude.

“Fórum é um grupo de debate, neste caso de nível estadual, dos gestores de juventude para discutir e fazer um apelo ao governo Estadual e Federal. Buscar força para se trabalhar mais com os jovens e ter mais recursos”, explica Baumgarten.

O Fórum já está trabalhando em ações como o mapeamento das cidades que não possuem seus núcleos de juventude. Ainda em novembro, um documento foi produzido e lido em audiência pública em Florianópolis, pontuando aspectos importantes que devem conter no Plano Nacional de Juventude.

“O Conselho vai ser uma ferramenta muito útil, muito boa, para ampliar e buscar mais forma para trabalhar com a juventude. Na minha fala na audiência eu reiterei que o jovem não pode ser lembrado só quando tem eleição a nível municipal ou estadual e federal, o jovem tem que ser lembrado todo dia. Juventude é prioridade sim!”, ressalta o presidente.

 

Componentes da meda diretora do Fórum:

Presidente: Juliano Luiz Baumgarten (Farroupilha);
Vice-Presidente: Renato Quintana (Viamão);
2° Vice: Ana Paula Silva (Santana do Livramento);
Secretário: Lucas Guarnieri (Caxias do Sul);
2° Secretário: Cristiane Ávila (Charqueadas).

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Farroupilha

Deixe um comentário