Lançado concurso que elege os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva de Farroupilha

O Salão Nobre da Prefeitura foi palco, na noite desta terça-feira, dia 03, do lançamento da 14ª Seleção de Vinhos de Farroupilha. O concurso elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município. Estiveram presentes o prefeito Claiton Gonçalves, secretários, servidores e empreendedores do setor. O evento iniciou às 19h30 e contou com a fala da presidente da Afavin, Rosane Meggiolaro Cappelletti, que fez a apresentação das normas e a programação desta edição.

As vinícolas interessadas em inscrever os seus rótulos devem verificar o regulamento, junto à Afavin, com a secretaria de Desenvolvimento Rural ou pelo e-mail [email protected], e preencher a ficha de cadastramento. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira, dia 03, até a próxima semana. Segundo Rosane, conforme os cadastros vão sendo feitos, a equipe responsável vai até as empresas para fazer o recolhimento das amostras. A análise é feita por enólogos e enófilos, especialistas no ramo, que fazem a degustação e verificam cada critério da qualidade das bebidas. O jantar de revelação dos vencedores será no dia 30 de agosto, no Centro de Eventos Mario Bianchi.

O número de inscritos no ano passado foi 45% maior se comparado com a primeira edição do concurso. A presidente da Afavin destaca, também, que a Seleção de Vinhos vem contribuindo, diretamente, na qualidade das bebidas produzidas no município. “De anos anteriores até agora, melhorou muito a qualidade do nosso produto”, comenta. Neste ano, a expectativa é reunir cerca de 174 amostras, ou seja, igual ou maior que no ano passado.

 

Produção vitivinícola em Farroupilha

O secretário de Desenvolvimento Rural do município, Fernado Silvestrin, em sua fala, trouxe números da produção de uvas. Ele destaca que atualmente há 130 produtores de uvas na cidade, com cerca de 4 mil hectares, sendo que as uvas de 3,5 mil hectares são industrializadas 500 mil são uvas de mesa. Ao todo, 85 hectares já estão em parreirais cobertos. Hoje, Farroupilha produz, em média, 20 toneladas por hectare.

 

Confira as fotos do evento de lançamento da 14ª Seleção de Vinhos de Farroupilha:

 

Fotos: Gleici Trois