Nota de Pesar: Frei Isaías Borghetti, frade capuchinho

Dom José Gislon, OFMCap.

Por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica

Bispo Diocesano de Caxias do Sul

NOTA DE PESAR

A Diocese de Caxias do Sul, em sinal de solidariedade com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos da Província Sagrado Coração de Jesus, e com os familiares, manifesta seu pesar pelo falecimento do Frei Isaías Borghetti, aos 87 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024.

Frei Borghetti, como era conhecido, foi uma das referências na comunicação e o diretor da TV Difusora de Porto Alegre, durante a primeira transmissão a cores do país, na Festa da Uva de 1972, em Caxias do Sul. Natural de Vila Fão, professou os votos solenes em janeiro de 1960 e foi ordenado padre em 18 de dezembro de 1965. Ao longo de sua vida, atuou em diversos veículos de comunicação no Rio Grande do Sul, com especial ligação à Serra Gaúcha pelo jornal Correio Riograndense. Em vários períodos esteve na diretoria da Associação Gaúcha de Rádio e TV (Agert) e do Sindirádio. Além da formação em Filosofia e Teologia, Frei Borghetti também era graduado em Comunicação Social.

Em Caxias do Sul, colaborava com as rádios ligadas à congregação e também com o Correio Riograndense. De 2008 a 2011 representou a Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan) no Conselho Municipal de Assistência Social. Foi homenageado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI – Serra Gaúcha) e pela Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE). Nos últimos anos, passou a residir na Casa de Saúde, junto à Paróquia Imaculada Conceição, onde auxiliava no atendimento.

Como Igreja, nos unimos em prece para que o Senhor receba em sua glória este nosso irmão, que buscou viver o carisma de São Francisco e de Santa Clara. Que, na eternidade, possa encontrar a felicidade, a luz e a paz.

Descanse em paz. Amém.

Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul