Paróquia Santo Antônio inicia Trezena em honra ao padroeiro de Bento Gonçalves

A Paróquia Santo Antônio dará início nesta segunda-feira, 31, a Trezena da 143ª Festa de Santo Antônio, de Bento Gonçalves. As celebrações em preparação ao Dia Festivo seguem até o dia 12 de junho, sempre às 18h. A comunidade poderá acompanhar as celebrações presencialmente, seguindo as orientações de distanciamento e ocupação máxima do Santuário. Além disso, elas serão transmitidas pela Rádio Miriam Caravaggio (1160 AM, site, aplicativo e Facebook) e pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio (Facebook, YouTube e Instagram).

Inspirados pelo lema “Senhor, com Santo Antônio, eis-me aqui, envia-me”! (cf. Is 6,8). Os festejos de 2021 incentivam os fiéis a compreenderem que o anúncio da Palavra de Deus deve ser feito com criatividade por todos os batizados e em todos os lugares, como testemunho de vida.

Por meio do livreto oficial da festa de 2021, é possível acompanhar a oração diária da Trezena, inspirada pelas virtudes de Santo Antônio, e um vídeo diário produzido pela equipe de comunicação, que será lançado a cada dia da Trezena, às 08h e será possível de acessar pelo QR Code que está em cada página do material. O livreto pode ser retirado gratuitamente na Livraria Paroquial e também está disponível em versão virtual no site da Paróquia de Santo Antônio (link aqui).

O pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana, recorda a importância deste itinerário de fé inspirado na vida e virtudes de Santo Antônio. “São treze dias de oração, porque na Igreja há essa tradição de realizar essas caminhadas, como por exemplo a Via Sacra Dolorosa e nós somos chamados a fazer outro caminho, a Via Antoniana, onde podemos contemplar e rezar com o Padroeiro de Bento. Quem recorre a Santo Antônio nunca sai de mãos vazias”, explica.

Primeiro dia da Trezena terá entrega do Troféu Tonito e homenagem aos jubilandos. Em 1987, a comissão de festeiros de Santo Antônio instituiu o “Troféu Tonito”, que tem por objetivo homenagear os casais que se dedicaram à preparação dos festejos no ano anterior. Na impossibilidade de realizar eventos sociais, em respeito às normas sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírus, a entrega da honraria será no dia 31 de maio, ao final da Missa do primeiro dia da Trezena. Também haverá homenagem aos casais festeiros das edições de 1971 (50 anos) e 1996 (25 anos).

POESIAS SOBRE A VIDA DE SANTO ANTÔNIO

A partir do dia 1º de junho, em cada uma das Missas da Trezena e posteriormente, no Dia Festivo, ao final das celebrações, estudantes irão declamar poesias sobre a vida de Santo Antônio. São jovens dos colégios Marista Aparecida, Scalabriniano Medianeira e Sagrado que participaram do projeto  “A vida de Santo Antônio contada em versos”. A ação tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas de inspiração católica sobre a história do Padroeiro de Bento Gonçalves.

CORPUS CHRISTI E COLETA DE ALIMENTOS

Na quinta-feira, 03, acontece a celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Na data, a Paróquia Santo Antônio terá as Missas nos horários normais de domingo, às 7h, 8h30, 10h e 18h, sendo esta última a celebração da Trezena. Às 15h, em comunhão com toda a Diocese de Caxias do Sul, no Santuário Santo Antônio e nas Comunidades, acontece a Hora Santa, com a adoração e bênção com o Santíssimo Sacramento. Neste dia também haverá coleta de alimentos para a Casa Pão dos Pobres, em todas as Missas.

A programação de Corpus Christi também faz parte do “Mutirão pela Vida de quem tem fome”, organizado pelas 18 dioceses do Rio Grande do Sul para amenizar a fome dos que mais sofrem.

LEMA DAS MISSAS DA TREZENA

31/05: “Santo Antônio – Mestre do Evangelho”
01/06: “Santo Antônio – Mestre da Oração”
02/06: “Santo Antônio – Mestre da Verdade”
03/06: “Santo Antônio – Modelo de Fé”
04/06: “Santo Antônio – Modelo de Esperança”
05/06: “Santo Antônio – Modelo de Amor”
06/06: “Santo Antônio e Jesus Cristo”
07/06: “Santo Antônio e o Espírito Santo”
08/06: “Santo Antônio e Maria”
09/06: “Santo Antônio e a Eucaristia”
10/06: “Santo Antônio e a Cruz”
11/06: “Santo Antônio e a Missão”
12/06: “Santo Antônio e a Etenidade”

Foto: Felipe Michelon Padilha