Primeira edição da Pré-Romaria Virtual ocorrerá em 23 de maio no Santuário de Caravaggio

O Santuário de Caravaggio convida os fiéis para a primeira Pré-Romaria Virtual, que ocorrerá no dia 23 de maio, com missa celebrada às 11h. O evento acontecerá de forma online para incentivar as medidas de distanciamento social e desencorajar aglomerações, mas mantém o espírito de união, de esperança e de valorização dos mais diferentes públicos, ao lembrar que Nossa Senhora de Caravaggio roga por todos, especialmente em um cenário tão difícil. As pré-romarias fazem parte da programação da 142ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que também ocorrerá online.

No ano passado, por conta da pandemia, as pré-romarias foram canceladas, quebrando uma tradição de décadas. Conforme o reitor do Santuário de Caravaggio, Pe. Gilnei Fronza, neste momento a união deve ser à distância, a fim de zelar pela vida e seguir orando para que sempre haja esperança nos corações. “Com amor e respeito por nós mesmos e pelo próximo, superaremos esse momento juntos”, afirma o reitor.

Os diferentes grupos que participam anualmente da pré-romaria são convidados a interagir por meio das redes sociais, postando vídeos com a hashtag #caravaggio2021. Os vídeos também podem ser enviados para o e-mail [email protected] O Santuário dispõe páginas de eventos no Facebook destinadas a cada grupo, como os cavalarianos, os jovens, jipeiros, caminhoneiros, corredores, motociclistas, ciclistas, crianças, proprietários de carros antigos e também de motor home. A missa das 11h abençoará todos esses grupos.

O QUE SÃO AS PRÉ-ROMARIAS

As pré-romarias são encontros de devotos de Nossa Senhora de Caravaggio que manifestavam sua fé indo ao Santuário, de Farroupilha, de diferentes maneiras: a cavalo, de jipe, caminhando, à bordo de uma moto ou de caminhão, entre outras maneiras. Elas ocorrem anualmente nos fins de semana entre os meses de abril e maio, no período que antecede a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. No ano passado, por exemplo, estima-se que estes dois meses movimentaram cerca de 70 mil devotos ao Santuário. Nos dois dias de Romaria, outros 130 mil fiéis peregrinaram ao Santuário para assistir à sequência de missas.

Foto: Gleici Trois e Mariana Ávila