Respiradores adquiridos com recursos da comunidade já estão no Hospital São Carlos

A secretária de Saúde de Farroupilha, Vanessa Zardo, informou que chegaram os cinco respiradores adquiridos com recurso de uma campanha realizada pela comunidade. A iniciativa ocorreu em março e arrecadou mais de R$ 1 milhão para a compra de leitos completos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Beneficente São Carlos (HBSC).

De acordo com Vanessa, os equipamentos estão na casa de saúde e já podem ser utilizados. “Hoje todos os leitos podem estar em pleno funcionamento, porque temos equipe técnica pra isso e temos também os equipamentos”, explica. Com isso, o HBSC possui agora 27 leitos de UTI, sendo dez em uma UTI Clínica (oito leitos SUS e dois particulares), dez leitos em uma UTI Coronavírus (oito leitos SUS e dois particulares) e outros sete provenientes desta campanha comunitária e da ajuda da Unimed e do Círculo Operário Caxiense.

Esses últimos sete leitos são chamados de leitos de suporte pulmonar respiratório. A secretária explica que o Governo Federal permite que esse tipo de equipamento seja colocado na emergência do hospital durante períodos de calamidade, para o caso do paciente precisar de ventilação mecânica fora da UTI.

Além disso, ela salienta que, enquanto a habilitação junto ao Ministério da Saúde não vir, o que permite o financiamento junto à União, o município fará o custeio desses equipamentos.

 

Ouça a entrevista com a secretária de Saúde de Farroupilha, Vanessa Zardo:

 

Fotos: Gleici Trois e Francis Casali