Rio Grande do Sul estima que toda a população estará imunizada com a primeira dose até setembro

Com base nas projeções de envio de vacinas contra a Covid-19 anunciadas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul estima que será possível imunizar, com a primeira dose, até setembro, toda a população maior de 18 anos. Até dezembro, a previsão é completar, com a segunda dose, o esquema vacinal de todos os gaúchos. Para que a estimativa se concretize, é preciso que o Ministério da Saúde seja regular no envio das remessas e cumpra o calendário anunciado.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite destacou sobre a perspectiva de vacinação do estado. “O RS é o Estado que mais vacina sua população. Estamos sempre no topo do ranking e somos o Estado que tem maior percentual da população com as duas doses da vacina. Essa é uma corrida em que todos ganham”, enfatiza Leite.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o estado está mobilizado para seguir fazendo a distribuição ágil de todas as remessas. Ela ainda ressalta que os municípios precisam seguir comprometidos, a fim de não deixar doses paradas nos postos. “Essa dinâmica nos permite estar sempre no topo do ranking da vacinação no país”, afirma Arita Bergmann.

CRONOGRAMA PREVISTO PELO RS

JUNHO

– 100% do grupo de maior vulnerabilidade
– 100% dos trabalhadores da educação
– 1ª dose para adultos entre 50 e 59 anos

JULHO

– 1ª dose para adultos entre 40 e 49 anos

AGOSTO

– 1ª dose para adultos entre 30 e 39 anos

SETEMBRO

– 1ª dose para adultos entre 18 e 29 anos

OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO

– Concluir a vacinação com a 2ª dose aos imunizados com a 1ª dose nos meses de julho, agosto e setembro

= A população adulta gaúcha estará 100% imunizada ainda em 2021

Confira o vídeo do governador do RS, Eduardo Leite:

Foto: Mariana Ávila