Roteiro Farroupilha Colonial recebe troféu de prata no Prêmio Nacional do Turismo

O município de Farroupilha conquistou o troféu de prata no Prêmio Nacional do Turismo. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira, 04, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O roteiro Farroupilha Colonial foi premiado após estar entre os três finalistas a nível nacional na categoria Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização no Turismo.

O vencedor, que conquistou o troféu de ouro, foi o projeto “Capacitação Básica em Autismo para Profissionais do Turismo”, desenvolvido em São Paulo. Já em terceiro lugar ficou a iniciativa de Foz do Iguaçu, intitulada “Trilha Jovem Iguassu”.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, a conquista deste prêmio mostra que as iniciativas do turismo de município estão no caminho certo. “Esse prêmio é muito importante para nós por conta da exposição de Farroupilha em nível nacional. Esse reconhecimento mostra que o município está trabalhando dentro do que o Ministério do Turismo entende por projetos que desenvolvam o turismo nacional. Isso nos auxilia na promoção do destino e isso auxilia, obviamente, na busca de recursos junto ao Ministério”, comenta.

Na última semana, o prefeito Claiton Gonçalves e a deputada Estadual Francis Somensi estiveram em Brasília apresentando Farroupilha no Ministério e na Embratur. Como resultado dessa viagem, o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, se prontificou a estimular o turismo no município, fazendo com que as atrações e pontos turísticos possam alcançar ainda mais visibilidade.

 

Roteiro Farroupilha Colonial

O Farroupilha Colonial foi lançado em 2018 e agrega todos os traços de um bom roteiro de turismo rural, passando por sete pontos de visitação. São eles: a Casa Canjerana (Linha Boêmios), o Acervo da Bea (Nova Milano), o De Luca Gastronomia Caseira (Nova Sardenha), a Vinícola De Cezaro (Rio Caçador), a Casa da Cultura Sueca (Linha Jansen), o Espaço Biazolli (Linha Jacinto) e o G Parque (Rio Branco), localizados nos 2º, 3º e 4º distritos de Farroupilha.

O projeto foi concretizado a partir do curso de turismo rural, oferecido gratuitamente pelo SENAR-RS, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar) e coordenação da Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. O objetivo foi de criar produtos e serviços para a valorização da cultura local, resgatando o modo de vida de quem chegou nesta região. O roteiro presta homenagem a italianos, alemães e suecos.

 

Confira as fotos do roteiro turístico Farroupilha Colonial:

Fotos: Adroir Fotógrafo e arquivo Prefeitura de Farroupilha