Sala do Empreendedor de Farroupilha recebe Troféu Ouro do Sebrae

Pelo segundo ano consecutivo, a Sala do Empreendedor de Farroupilha recebeu o Troféu Ouro do Sebrae RS e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) pelo serviço de excelência prestado à comunidade. O espaço atende empreendedores de maneira simplificada e desburocratizada, oferecendo capacitação e orientação. A analista de Políticas Públicas do Sebrae, Clara Salgado, explica que o município recebeu o selo master, pois consegue prestar uma maior quantidade de serviços ao empreendedor, o que é o ideal dentro do conceito desses espaços.

O prefeito Pedro Pedrozo recorda que, antes do aprimoramento deste trabalho, os empreendedores tinham que fazer uma pasta de documentos e passar por vários setores da prefeitura. Hoje, praticamente todos os processos são realizados no formato digital. Pedrozo relata que, com planejamento e trabalho conjunto, foi possível reduzir o tempo de liberação dos alvarás de uma média de 400 horas para, em sua maioria, 24 horas.

Conforme o assistente superior e agente de desenvolvimento, Gabriel Bianchet Tavares, mesmo atingindo a marca de “um dos alvarás mais rápidos do Brasil”, o serviço seguiu recebendo atenção e aprimoramento. Nos últimos anos foi criado o alvará digital, a Sala Digital do Empreendedor, a unificação dos processos de viabilidade e de alvará, a Lei municipal da Liberdade Econômica, a renovação online de alvará de saúde, a viabilidade feita com o sistema de georreferenciamento, o programa de inclusão digital do empreendedor, entre outros.

Foto: Gleici Trois