Santuário de Caravaggio acolhe a visita de Santo Antônio no próximo domingo

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, acolhe no próximo domingo (10), às 11h, a imagem de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves (RS), e assim encerra o roteiro de visitas da figura do santo nas comunidades. As visitas iniciaram no dia 7 de abril e fazem parte da programação da 140ª edição da Festa de Santo Antônio, que foi lançada no dia 16 de março.

Com o tema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt. 5,13-14) – que faz referência ao ano do laicato -, a tradicional Trezena de Santo Antônio iniciou no dia 31 de maio e segue até 12 de junho no Santuário de Santo Antônio. De acordo com o pároco da paróquia de Santo Antônio, padre Ricardo Fontana, cada noite a celebração é realizada por um religioso diferente, intercalando as comunidades bento-gonçalvenses. Segundo ele, todas as missas tem registrado uma grande participação da comunidade, que mesmo enfrentando baixas temperaturas e clima instável, mostra sua devoção a Santo Antônio.

No dia festivo, dia 13 de junho, feriado em Bento Gonçalves, todos os sinos das paróquias da cidade tocarão às 6h. Às 7h ocorre a primeira celebração no Santuário de Santo Antônio, que será celebrada pelo padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. As próximas celebrações ocorrem às 8h30, ministrada pelo padre Izidoro Bigolin; e às 10h, que será celebrada pelo bispo diocesano de Cruz Alta Dom Adelar Baruffi. Já durante à tarde ocorre a missa campal às 15h, que será presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de procissão com a imagem de Santo Antônio. Para encerrar a programação, às 18h ocorre a missa de Ação de Graças, onde todos os envolvidos no evento participam, e quando são conhecidos os festeiros para a 141ª Festa de Santo Antônio.

A Paróquia Santo Antônio e a comissão de festeiros também convidam para o almoço festivo que será realizado no salão paroquial. O cardápio inclui sopa de capeletti, lesso, piem, churrasco, galeto, saladas, maionese, pão e sobremesa. Os ingressos custam R$ 50. Mais informações pelo telefone (54) 3452-1634 ou pelo e-mail [email protected]

Como acontece tradicionalmente, durante o dia serão distribuídos os pãezinhos de Santo Antônio. Além disso, durante todo o dia haverá benção e confissões no Santuário de Santo Antônio.

Ouça a entrevista com o padre Ricardo Fontana:

 

Foto: Arquivo / Paróquia Santo Antônio