Seminário sobre Biogás e Biometano apresentará oportunidades econômicas para o meio rural

Acontece nos dias 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, o 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. O objetivo é abrir um espaço para a discussão de políticas públicas e oportunidades de incremento da propriedade para o setor do agronegócio, em especial pequenos produtores, gerando economia para o meio rural da Região Sul.

O evento será de forma virtual e gratuito, realizado pelo CIBiogás, Embrapa e Universidade de Caxias do Sul e tem organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA). Numa realização articulada pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) com os órgãos de extensão rural dos estados do Sul –Emater/RS, IDR/PR e Epagri/SC, o evento integra a grade da programação do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

De acordo com o organizador do seminário, o analista da Embrapa Suínos e Aves Ricardo Steinmetz, a proposta principal é possibilitar uma discussão ampla sobre o potencial do biogás e do biometano como mecanismo de transformação econômica e social nas propriedades. “E a articulação e envolvimento dos órgãos de extensão é muito importante, por que eles já têm trabalhos que corroboram com isso”, destacou ele.

A programação do seminário foi amplamente discutida entre os representantes da Embrapa, da Emater, Epagri e IDR e está organizada em dois momentos. O primeiro deles será um painel voltado à discussão das políticas e estratégias estaduais para biogás, biometano e energias renováveis. Além da participação dos Secretários de Estado, cada órgão de extensão fará uma abordagem das ações que estão sendo realizadas em seus respectivos estados. O painel será coordenado pelo consultor do setor de energias renováveis Clovis Reichert.

O segundo painel será para mostrar exemplos de projetos de biogás que estão implantados em propriedades rurais. Os casos serão apresentados pelos técnicos e produtores envolvidos. O primeiro caso a ser apresentado será sobre “Biodigestor de baixo custo na produção de leite”, pelo extensionista rural da Epagri Osnei Cordova Muniz e o produtor rural Ademar Luiz, da cidade de Laurentino/SC.

Na sequência, o tema será a “Geração de energia na suinocultura”, apresentado pelo extensionista da Emater Vanderlei Nuehaus e os produtores rurais Edson Caitano Kist e Danieli André, de Santo Cristo/RS, O terceiro caso a ser apresentado será “O biogás apoiando o sono do avicultor” com a Engenheira do CIBiogás Daiana Gotardo Martinez e a produtora rural Claudete Volkswey, de Toledo/PR. E o último será um exemplo de “Uso do biofertilizante e recomendações para o licenciamento ambiental, com o analista da Embrapa Evandro Barros e o produtor Rodrigo Benelli, de Concórdia/SC.  A moderação esse painel será do analista da Embrapa Ricardo Steinmetz.

O seminário “Biogás e Biometano: oportunidades econômicas para o meio rural da Região Sul será transmitido pelo Youtube do Fórum e inicia às 14 horas, sem necessidade de inscrição. Para as demais programações do Fórum, a partir do dia 30 de março, o acesso será pela plataforma EventMobi, que precisa de inscrição antecipada.

Os interessados podem fazer a inscrição gratuita para o 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, no link https://bit.ly/31ct8dD.

Foto: Ricardo Steinmetz