Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul realiza segundo encontro de formação de lideranças

Com o objetivo de atender um dos eixos do Plano Regional de Evangelização das Juventudes  – “Vim Matear Contigo” – o Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul promoveu no sábado, 25 de novembro, uma formação para jovens lideranças. Este foi o segundo encontro com cunho formativo realizado em 2023 e teve como público alvo as pessoas que irão assumir a coordenação de grupos e movimentos de jovens a partir do próximo ano.

Participaram do momento realizado no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida 17 jovens vindos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi, além da equipe a Serviço do Setor e do Coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, que presidiu a Missa.

Durante a formação, foi abordado o tema: “O que é ser líder e as características essenciais para quem exerce essa missão”. O assunto foi trabalhado pela psicóloga Cristiane Rachele que também já coordenou movimento de evangelização juvenil. A profissional compartilhou com os participantes os efeitos dos diversos perfis de liderança do ponto de vista da psicanálise e deixou orientações sobre os cuidados necessário ao se trabalhar com grupos de pessoas.

Na segunda parte, Kely Garcia Melo, que integrou a Equipe a Serviço do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul e também atuou por anos em âmbito regional no trabalho de evangelização das juventudes, partilhou com os participantes o aspecto pastoral das coordenações dos grupos e movimentos de jovens. A partir do documento “Evangelização da Juventude”, mais conhecido como Documento 85, ela contextualizou a função das lideranças a partir da ótica da Igreja e também de sua vivência de missão junto aos jovens.

A formação encerrou com a apresentação e explicação dos principais documentos da Igreja que norteiam as ações de evangelização juvenil, realizada por Marina Cioato de Lima que também integrou a Equipe a Serviço do Setor e compõe atualmente a equipe de formação do Serviço de Evangelização Regional (EAí?Tchê). Ela fez uma linha do tempo contextualizando os momentos vividos pela Igreja em que foram publicados os documentos que tratam sobre o cuidado com as juventudes em suas dimensões social, eclesial, espiritual e ecológica.

Segundo o assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon, os momentos de formação em conjunto são essenciais para o fortalecimento dos grupos: “O Setor Juventude está comprometido em proporcionar esses espaços formativos que integram as lideranças de diversos grupos e carismas. Entendemos que essa partilha com profissionais, com quem já esteve nesse papel de liderança e com os próprios participantes que estão hoje junto aos jovens é enriquecedora e fortalece a todos, tanto no conhecimento quanto na espiritualidade”. Texto: Assessoria de comunicação da Diocese!