Tramontina celebra 50 anos de fundação da sua unidade de Farroupilha

Fundada em 1971, a Tramontina Farroupilha acumula décadas de empenho, desenvolvimento, expansão e, acima de tudo, qualidade na produção de itens para utilidades domésticas. É pela soma de todos esses fatores que a unidade celebra nesta terça-feira, 1º de junho, 50 anos de atuação. Durante o Miriam Comunidade de hoje, nós entrevistamos o diretor administrativo e financeiro, Lourival Dalmás, que contou sobre o surgimento da empresa, o seu processo de implantação e o acolhimento da comunidade farroupilhense. Dalmás explica que a data esta sendo comemorada de forma cuidadosa, de acordo com as recomendações para o momento de pandemia.

No total, são cerca de 750 colaboradores nesta planta fabril, que é composta pelos setores administrativo e de produção. Ele também relata que, no início desta crise sanitária, a direção imaginava que haveria retração, o que não aconteceu. Ligado ao fato da Tramontina produzir itens para a casa/cozinha – local onde as pessoas permaneceram ainda mais neste período – houve aumento na procura e, consequentemente, uma necessidade maior de produção. Com isso, foi preciso gerar um número considerável de novas vagas de trabalho.

Apesar da marca Tramontina desenvolver uma infinidade de produtos, a unidade de Farroupilha é responsável apenas pela produção de talheres, panelas, baixelas, linha de café e chá, garrafas térmicas, equipamentos de cozinha e eletroportáteis (importados e revendidos). A capacidade mensal de produção gira em torno de 6,5 milhões de talheres, 400 mil panelas e 250 mil unidades de baixelas.

Quanto à comercialização, dois terços da produção são vendidos ao mercado brasileiro e um terço é exportado para outros países, que totalizam aproximadamente 120 destinos internacionais. Para Dalmás, a qualidade sempre foi o diferencial da Tramontina. “Queremos que o consumidor, ao adquirir um produto, possa sentir-se plenamente atendido nas suas expectativas e em suas necessidades”, salienta.

Confira a entrevista completa com o diretor administrativo e financeiro, Lourival Dalmás:

Foto: Divulgação/Tramontina Farroupilha