Transporte urbano de Farroupilha e intermunicipal implanta serviço de bilhetagem eletrônica

A Bento Transportes, empresa responsável pelo transporte coletivo de Farroupilha, está implantado um sistema de bilhetagem eletrônica em sua frota, chamado SOU – Sistema de Ônibus Unificado. A nova tecnologia promete agilizar a entrada dos passageiros nos coletivos, diminuir a circulação de dinheiro em espécie e elimina a utilização do papel. O sistema conta com cartões divididos por categorias: comum, escolar, empresarial, sênior e isento (aos portadores de necessidades especiais). O cartão deve ser aproximado do equipamento validador no momento do embarque, onde será feito o débito da tarifa. Aos que não utilizam o transporte coletivo com frequência podem continuar pagando com dinheiro.

Para a aquisição dos cartões, o passageiro deve se dirigir até a empresa, na rua Ruy Barbosa, 235, sala 3, para realizar o cadastramento. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h, e nos sábados, das 8h às 11h30.

O cadastro para os estudantes já está sendo feito. Para a confecção do cartão, é necessária cópia do documento CPF e RG, cópia do comprovante de residência de no máximo 90 dias e atestado escolar original deste ano. Para os estudantes, o cartão é emitido na hora e possui cota limitada com 50% de desconto sobre a tarifa vigente.

As empresas que fornecem vale-transporte para os seus funcionários também podem fazer o cadastramento. Para isso, basta se dirigir até a sede da Bento ou entrar em contato através do e-mail [email protected]. A pessoa física poderá fazer o seu cadastramento a partir do dia 1º de março na central da empresa, portando a cópia do RG e CPF, cópia comprovante do endereço de no máximo 90 dias. No caso do cartão Comum, destinado as pessoas físicas, é obrigatório fazer uma carga de 10 passagens (no mínimo R$36,50) no ato do cadastro. As recargas do cartão comum são feitas na própria Bento Transportes e para o cartão vale-transporte há a possibilidade de ser na sede da Bento ou pela web.

O cadastro e confecção do cartão sênior, destinado a pessoas com 65 anos ou mais, deve ser feito apenas a partir do dia 15 de março devido à grande demanda de cartões estudante no período de volta às aulas. Para essa categoria é necessária a cópia do RG e CPF e cópia do comprovante de endereço de no máximo 90 dias. Já para as pessoas com necessidades especiais que precisa do cartão isento, o cadastro será feito posteriormente, devido a sua maior complexidade. Para conseguir o cartão, o passageiro PNE deve comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência) mais próximo.

 

Transporte coletivo intermunicipal

A empresa Ozelame Transportes, que faz a ligação entre algumas cidades da Serra Gaúcha, também está implantando a nova bilhetagem eletrônica. Os cadastros são feitos na Central de Atendimento da Bento, como ocorre com o transporte urbano de Farroupilha. Para confecção dos cartões, os passageiros devem seguir as mesmas instruções do transporte urbano municipal. As únicas diferenças são para os estudantes, que ficam a cargo na AFEI (Associação Farroupilhense de Estudantes Intermunicipais), e as pessoas com necessidades especiais, que devem conseguir a gratuidade através do Governo Estadual. As recargas são feitas na própria empresa Bento. No ato da recarga é necessário informar se o valor será para o transporte urbano ou metropolitano, pois o cartão é o mesmo para os dois casos.

O contato da Bento Transportes para mais informações é o 3261-1082.

Orça a entrevista com a gerente de sistemas da Bento Transportes, Maiane dos Santos.

Deixe um comentário