UCS promove a Primeira Feira Brasileira do Grafeno e deverá ter a presença do presidente Jair Bolsonaro

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) vai realizar a Primeira Feira Brasileira do Grafeno, entre os dias 9 e 16 de julho, no Ginásio I da Vila Poliesportiva do Campus-Sede. O intuito é apresentar o trabalho da planta de produção, a caracterização e a aplicação do grafeno UCSGRAPHENE, bem como mostrar algumas das indústrias que já utilizam o material em seus processos produtivos.

Para a abertura oficial, na sexta-feira, dia 9 de julho, é aguardada a vinda do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, fará a inauguração oficial da UCSGRAPHENE, que é a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina. A abertura para visitação do público empresarial será de 12 a 16 de julho, das 14h às 20h, com entrada gratuita mediante inscrição prévia por meio do link disponível no site da UCS (link aqui).

O grafeno é um dos materiais mais fortes, mais leves do mundo e o mais fino que existe. Ele é 200 vezes mais resistente que o aço e considerado um dos maiores recursos da atualidade para aplicações em alta tecnologia. A UCS é sede da UCSGRAPHENE, resultado de mais de 17 anos de pesquisas avançadas na área de nanomateriais, abrangendo revestimentos avançados, equipamentos de segurança, lubrificantes, metais, compósitos, polímeros e cerâmicas.

OS EXPOSITORES

Além de conferir o trabalho desenvolvido na Universidade, que gera grafeno de alta qualidade para a prestação de serviços tecnológicos inovadores, a Feira será oportunidade de conhecer algumas das indústrias que já produzem com o material. São integrantes do segmento automobilístico, de equipamentos de proteção, de segurança, de peças técnicas, estruturais, da área de energia, construção civil, têxtil, metalmecânica, de insumos, combustível e utilidades domésticas.

Os expositores serão os seguintes: IKG Química, Taurus Helmets, Giroplastic, New Tech Company, Taurus, Lavita, RodOil, ZNano, Ford, Sinalsul, Pettenati, Imobras, Apolo, VerGraf, ModalEduca, ZextecNano e UCSGRAPHENE.

Foto: Claudia Velho