Bispos do Regional Sul 3 destacam a colegialidade da 62ª Assembleia Geral da CNBB
O episcopado brasileiro está reunido desde o dia 15 de abril na 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil junto ao Santuário Nacional de Aparecida. Entre outros temas prioritários, o encontro da CNBB discute a aprovação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Ao todo 375 bispos participam da atividade que segue até a próxima sexta-feira, 24 de abril.
A delegação do Rio Grande do Sul é composta por 26 bispos. Participam da 62ª Assembleia Geral os quatro arcebispos metropolitanos, 14 bispos diocesanos, os quatro auxiliares de Porto Alegre e outros quatro eméritos. O grupo é coordenado pelo arcebispo de Santa Maria e presidente do Regional Sul 3, dom Leomar Antônio Brustolin, com o auxílio do secretário-executivo, padre Rogério Ferraz de Andrade. Em âmbito nacional, a presidência da CNBB é o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Cardeal Spengler.
Estreante em assembleias, o bispo da Diocese de Uruguaiana, dom Clesio Facco, ressalta a colegialidade episcopal como ponto forte para a organização eclesial. “É motivo de grande alegria é estar nesta grande Assembleia. Para mim, me impressiona o grande número de bispos, também toda a dinâmica da Assembleia, a organização, todo esse trabalho sério que é realizado pela CNBB. Realmente é fantástico. E o aspecto também da integração que existe entre os bispos, especialmente dos regionais. As celebrações que acontecem, as convivências, os debates, tudo isso é muito enriquecedor e eu me sinto muito realizado em participar pela primeira vez da Assembleia”.
Já o bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni, lembra que a participação da AG que define as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora é muito importante para caminhar com a Igreja. “Eu participo porque gosto de rever os bispos e, sobretudo, para acompanhar o caminho que a CNBB está fazendo, sobretudo nesta Assembleia em que estamos aprovando as novas Diretrizes que serão aquelas que nos acompanharão ao longo dos próximos anos a todos: padres, leigos, bispos. Devemos ler bem as Diretrizes para poder estar unidos”.
A 62ª Assembleia dos Bispos do Brasil segue até a sexta-feira, 24 de abril, e ainda vai ter pontos importantes na pauta, como a apresentação da atualização do Documento 85 da CNBB, sobre a evangelização da juventude.



