Galeria de Arte Elyr Ramos Rodrigues, na UCS, recebe exposição da artista Lurdi Blauth

A Galeria de Arte Elyr Ramos Rodrigues, no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul, inicia o mês de junho com a exposição Topografias da natureza: gravuras mediadas por tecnologias, de Lurdi Blauth, com curadoria de Niura A. Legramante Ribeiro. A abertura ocorre nesta quinta-feira, dia 11, às 19h40min, com entrada franca, quando a comunidade acadêmica e o público poderão participar de um bate-papo com artista e curadora. A mostra se estende até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h.

A sólida trajetória como gravadora que cria diálogos com outros meios da arte faz de Lurdi Blauth uma artista que pensa questões da contemporaneidade ao ampliar os limites da gravura, utilizando meios tecnológicos digitais para a captura de elementos de paisagens e trazendo densidades visuais e conceituais aos seus trabalhos. A exposição é composta por 53 gravuras em técnicas como xilografia, litografia offset e calcografia, em tamanho variados, contemplando trabalhos produzidos a partir de 2011. As obras integram as séries Ardósias, de 2011; Oferendas, de 2017; Nas Beiras: Taim / Praia / Rio dos Sinos, de 2018-2020; e Árvores, de 2022-2026. As xilogravuras também foram mediadas por fotografias, como a Série Praia e Rio dos Sinos, ambas de 2020; e Taim e Lagoa do Peixe (2017-2019). Essas duas últimas resultam de viagens da artista por áreas de preservação ambiental onde são encontradas vegetações exuberantes, aves silvestres migratórias, répteis e mamíferos.

Na sua poética, o preto e o branco se sobressaem, mas, por vezes, há composições com alguns vieses de tonalidades em ocres. As representações de árvores são imagens recorrentes nos trabalhos de Lurdi, sendo formadas por galhos em enquadramentos aproximados e dispostos como all over em superfícies fragmentadas. Conforme propõe a artista, em tempos de crises climáticas, como tem ocorrido no mundo, é urgente ressignificar o olhar e as atitudes para valorizar a natureza, o que torna a sua criação ainda mais atual.

Serviço:
O quê: exposição Topografias da natureza: gravuras mediadas por tecnologias, de Lurdi Blauth, com curadoria de Niura A. Legramante Ribeiro
Onde: Galeria de Arte Elyr Ramos Rodrigues, no Bloco J (Campus-Sede da UCS)
Quando: abertura dia 11 de junho, às 19h40min. Visitação até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
Quanto: entrada franca
Como: visitas de escolas e grupos devem ser agendadas pelo fone (54) 3289.9000, com Sandra, Silvana ou Mara, ou pelos e-mails: srvarela@ucs.br; sgervaso@ucs.br ou mamgalv1@ucs.br