Mais de 800 jovens celebram a 9ª Jornada Diocesana da Juventude em Flores da Cunha
Alegria, fé, diversão e oração marcaram a 9ª Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ), realizada no sábado, 26 de setembro, em Flores da Cunha. Mais de 800 jovens, representantes de diversos movimentos, grupos e pastorais da Diocese de Caxias do Sul, estiveram reunidos para uma tarde de convivência, animação, formação e espiritualidade.
A programação contou com momentos de catequese, que abordaram temas importantes para a juventude nos dias atuais, refletindo sobre os desafios de viver a fé em meio à realidade do mundo contemporâneo e sobre como os jovens podem permanecer firmes em sua caminhada cristã.
Um dos momentos centrais da jornada foi a adoração ao Santíssimo Sacramento. Em meio ao silêncio de mais de 800 jovens, os participantes foram convidados a colocar-se diante de Jesus, presente na Eucaristia, em um momento de profunda oração e encontro com Cristo.
Na sequência, foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom José Gislon, bispo da Diocese de Caxias do Sul, e concelebrada pelo frei Jadir Segala, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Flores da Cunha, e pelos demais sacerdotes presentes.
Antes da bênção final, os jovens da Região Pastoral de Flores da Cunha realizaram a entrega da Cruz Peregrina, do ícone de Maria e da capelinha de São Carlo Acutis, símbolos da juventude da Diocese de Caxias do Sul, ao Vicariato de Nova Prata. Os símbolos serão levados pelas comunidades da região durante a preparação para o Dia Nacional da Juventude (DNJ), celebrado no mês de outubro.
Após a Missa, os jovens participaram de um momento de animação com o show nacional do DJ católico Alan Nunes. Com sua música eletrônica, o artista agitou o público e encerrou a jornada em clima de alegria, deixando também a expectativa para os próximos passos da juventude na Diocese.
Para o vigário-geral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, a JTchêJ foi uma oportunidade de fortalecer a comunhão entre os diferentes grupos e expressões juvenis da Igreja: “foi um momento bastante importante de fazermos comunhão com toda a Igreja. Nós aqui estamos reunidos ao redor de Cristo, reunidos com os jovens presentes em todo o território da nossa Diocese. É uma alegria ver a diversidade dos jovens de todos os grupos e que se fazem presentes aqui para valorizar a caminhada em conjunto”.
O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, esteve presente durante todo o evento e destacou a importância de promover momentos de formação e convivência para a juventude: Esse momento é tão bonito, porque vemos o rosto jovem da Diocese e da Igreja, as lideranças juvenis e, acima de tudo, os jovens que estão fazendo uma caminhada de formação humana e espiritual. É um momento importante para a sociedade, mas também para as instituições e para a nossa Igreja, para investir na formação dos jovens, porque, quando investimos na formação de um jovem, nós estamos investindo na formação da sociedade como um todo, mas também no futuro da própria Igreja, formando lideranças que, no amanhã, assumirão também a missão dentro da Igreja, ajudando a Igreja a viver sua missão no mundo”.
A JTchêJ é um evento anual que promove o encontro da juventude de toda a Diocese de Caxias do Sul, como sinal de comunhão e sinodalidade entre os diversos movimentos e grupos juvenis. Desde 2019, a atividade tornou-se itinerante, contemplando as comunidades das diferentes Regiões Pastorais da Diocese de Caxias do Sul.
Em 2027, o Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul vai completar 20 anos de criação. Para marcar a data, uma série de atividades está sendo preparada como forma de celebrar essa importante trajetória na evangelização da juventude diocesana.



