Agentes da Pastoral da Comunicação de todo o Brasil se encontram em Itaici – SP

Agentes da Pastoral da Comunicação vindos de diversas partes do Brasil estão reunidos, de 22 a 24 de julho, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba-SP, para o 7º Encontro Nacional da Pascom, que traz o tema “Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão”. Estes mais de 250 agentes da Pascom se unem a outros 300 que participam de forma remota, visto que, pela primeira vez o encontro está sendo realizado em formato hibrido. O encontro foi aberto, oficialmente, no final da tarde de sexta-feira, 22 de julho, no Auditório Rainha dos Apóstolos. Durante a solenidade, foi entregue à Irmã Helena Corazza o Prêmio Comunicadora de Paz, entregue pelo presidente da Signis Brasil, Alessandro Gomes.

A primeira Conferência do encontro foi com o padre Sérgio Leal, de Portugal, que tratou sobre a temática do evento, comunicação e sinodalidade, destacando o momento presente da caminhada eclesial. Segundo ele, comunhão, participação e missão precisam ser pilares do agir missionário do comunicador cristão. “Fazer caminho sinodal é gerar processos. Sinodalidade é um caminho de conversão pastoral. É falar com liberdade e escutar com humildade”, destacou. O padre salientou, ainda, que o caminho da sinodalidade é um caminho aberto para ouvirmos o Espirito Santo. “Sinodalidade não é, necessariamente, um regime democrático, mas é um consenso apoiado numa decisão com o exercício de discernimento”, disse.

O encontro seguiu com roda de conversa sobre “Igreja Sinodal: perspectivas e desafios”, com a participação do padre Aquino Júnor e Irmã Teresinha Mendonça Del’Acqua e, após, partilhas de experiências de articulações na Pascom.

Foto: Pascom Brasil