Associação criada em Farroupilha vai cuidar do roteiro Caminho de Caravaggio

Os Caminhos de Caravaggio tem agora uma entidade para cuidar da rota. A Associação de Voluntários e Apoiadores dos Caminhos de Caravaggio (AVACC), foi criada para fortalecer a estrutura e divulgar para o Brasil, o projeto criado em 2018, que une fé e turismo na Serra. O intuito ainda é caminhar, refletir e cuidar. Depois de toda tramitação legal necessária, o grupo de 18 voluntários foi formalizado e já teve a primeira diretoria eleita em evento ocorrido no último mês de julho.

O estatuto aprovado na oportunidade prevê que os principais focos de atuação sejam o auxílio aos peregrinos e apoio aos locais de acolhimento do percurso que liga cinco cidades da região, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha. Outras áreas de atuação são a promoção e o incentivo de políticas de desenvolvimento econômico sustentável, social e cultural dos locais por onde a rota passa, por meio do planejamento e incorporação do turismo sustentável e geração de empregos e renda.

Escolhido pelos associados para o cargo de presidente, o empresário Gilberto Galafassi salienta o envolvimento de diversos setores da comunidade no processo. “Toda essa ideia iniciou quando eu retornei da primeira vez que fiz o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A atmosfera do lugar e tudo o que representa realizar o percurso e a oportunidade de me somar à criação de algo parecido na nossa região que já estava em andamento, me incentivaram a fortalecer um trabalho coletivo muito importante, que culminou na efetivação do projeto dos Caminhos de Caravaggio. A partir daí, buscamos parceiros e incentivadores que entendessem a relevância da iniciativa e como
poderiam fazer parte disso tudo. A fundação da associação foi um passo natural e que agora sai do papel para fazer do Caminho o espaço tão estruturado que merece”, avalia Galafassi.

Os interessados em ingressar no quadro de apoiadores e voluntários podem fazer o cadastro no site da entidade: www.caminhosdecaravaggio.org, onde também é possível encontrar todas as informações referentes ao projeto. Diretoria eleita da AVACC:

Presidente – Gilberto Galafassi
Vice-presidente – José Hideraldo dos Reis dos Santos
Diretor-financeiro – Velci Eló Lotti
Conselho fiscal – Luiz Couto, Maria Zanete Gonçalves Gross e Luiz Carlos Alberti.

Quadro de fundadores:

Gilberto José Galafassi, Velci Elói Lotti, Irineu Attilio Rovatti Junior, Rodrigo
Crespi, Tiago Crespi, Rudnei Galafassi, Márcia Regina Menti Galafassi,
Fernando José Sebben, José Hideraldo dos Reis dos Santos, Patrícia
Galafassi, Maria Zanete Gonçalves Gross, Egui Antônio Baldasso, Dirceu
Baccin, Plinio Balbinot, Catarina Galafassi, Luis Carlos Alberti, Luiz Couto e
Alessandro Peroni.