Associados da Sicredi Serrana de Nova Roma do Sul doam recursos do exercídio 2023 para reconstrução da ponte de ferro m ERS-448

Os associados da Sicredi Serrana aprovaram a doação de recursos para reconstrução da ponte de ferro no Rio das Antas, na ERS-448, que caiu no dia 04 de setembro por causa da enchente. O valor a ser doado, entre os associados e a Cooperativa, ultrapassa a R$ 2 milhões e corresponde a cerca de 36% do custo total da obra, que ´pe de R$ 6 milhões. A deliberação aconteceu em Assembleia de Núcleo Extraordinária, no município, na noite de 12 de dezembro, em Nova Roma do Sul.

Pela primeira vez na história do Sicredi, os presentes aprovaram por unanimidade o direcionamento dos valores a receber da Cooperativa, tanto em pagamento de juros ao capital como das sobras do exercício 2023, para a Associação Amigos de Nova Roma do Sul, com o objetivo de reconstruir a ponte de ferro. A assembleia foi realizada no Complexo Poliesportivo de Nova Roma do Sul.

Levada pela correnteza do Rio das Antas, durante fortes chuvas que atingiram o Estado no mês de setembro, a ponte estava localizada na ERS-448. Por se tratar de um contexto imprevisível, causado por força da natureza, sua reconstrução torna-se urgente e relevante. Mais do que conectar Nova Roma do Sul à Farroupilha, a ponte representava o principal acesso rodoviário pavimentado que ligava os dois municípios, sendo rota de escoamento da produção agrícola e industrial e de mobilidade das pessoas.

A proposta de deliberação aos associados de Nova Roma do Sul surgiu após grande mobilização de esforços da comunidade civil organizada, sendo de interesse da população. Diante deste contexto, o Sicredi aportará com recursos próprios, à título de doação à entidade, 50% do valor total de recursos que os associados direcionarem para a Associação, respectivamente como renúncia individual ao recebimento de Juros ao Capital e Destinação das Sobras 2023.

O presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, destaca que a natureza do Sicredi é atuar além da questão financeira, reforçando que os associados de Nova Roma do Sul e região têm com quem contar. Presente no município há 23 anos, com mais 200 empresas e 75% da população associada, o Sicredi segue sendo relevante para a comunidade local e regional, com a força da cooperação.